O curso livre Submissão de Propostas Simplificadas do Ministério da Cultura está com vagas abertas. O objetivo é formar e qualificar profissionais da cultura para a apresentação de projetos em editais da área. As inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro de 2025.
O curso será ministrado na modalidade educação a distância (EaD), com carga horária de 40 horas e contará com assuntos de como apresentar um projeto cultural de forma oral, utilizando aparelhos celulares/tablets, como inscrever um projeto, organização de documentos para submissão de proposta simplificada. Sobre as Possibilidades de apresentação de projeto cultural com a utilização de aparelhos como celulares e tablets, etapas referentes ao processo de submissão de projetos com base em editais da área da cultura e Elaboração de recursos. As aulas têm previsão de término em 21 de março de 2025. Ao final, será entregue um certificado aos participantes.
A plataforma on-line, parceria do Ministério da Cultura (MinC) com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), oferece ações formativas e de qualificação para o mundo do trabalho em cultura.
“O novo curso é uma continuação da formação iniciada em outubro, Elaboração de Projetos de Propostas Simplificadas, no qual o estudante está aprendendo como elaborar um projeto cultural em todas as suas etapas. Agora, ele saberá mais sobre o processo de submissão de uma proposta simplificada em editais do segmento; os processos inerentes a essa etapa, bem como as plataformas para expô-la. Também receberá orientação sobre a apresentação oral de projetos e a respeito da elaboração de recursos para editais, modelos e possibilidades”, explica o chefe de Divisão de Apoio Técnico da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac) da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) do MinC, Odair Firmino.
A ação formativa propõe uma experiência de aprendizagem que considera os conceitos, a compreensão e a orientação sobre etapas e ações práticas do processo de submissão.
Direcionado a editais de fomento, o curso foi criado a partir da necessidade de qualificação e formação das pessoas que atuam no segmento cultural, enfatizando a importância da capacitação desses profissionais.
Conteúdo
O conteúdo está dividido em dois tópicos. O primeiro refere-se à apresentação de propostas, com a discussão sobre a importância da leitura atenta do edital da área da cultura, e aos meios de submissão, incluindo a apresentação das diversas formas encontradas em editais públicos e privados, seja por plataformas on-line ou por meio de documentação impressa.
O outro item trata da apresentação de projetos e da defesa oral. Também promove uma discussão sobre o que são os recursos, como recorrer e elaborar esse tipo de documentação.
Sobre a Escult
A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura, a proposta é oferecer cursos livres, de FIC (Formação Inicial e Continuada) e de pós-graduação.
Fonte: Segundo a Segundo.