“Dai-me paciência”: Eles fazem sucesso com cadernos de mensagens mal-humoradas e irônicas

A “Aff The Hype” é uma papelaria diferente. Em vez de frases motivacionais e citações bonitinhas, comuns nas capas de cadernos e agendas, a empresa aposta na ideia oposta: a grosseria. “Dai-me paciência”, “Você chama isso de arte?” e “Acabei de chegar e já me arrependi” são algumas das mensagens que estampam as cadernetas artesanais do e-commerce.

Com quase 62 mil seguidores no Instagram e mais de 17 mil clientes já registrados, a empresa é um exemplo de como o bom humor pode ser o início de uma ideia de negócio de sucesso. O empreendimento foi ideia do publicitário Mathoso Santana e seu namorado, o designer Guilherme Bucci.

“Sempre gostamos de ter muitas cadernetas, porque trabalhamos com criação e estamos sempre anotando ideias. Mas nenhuma das opções disponíveis no mercado pareciam combinar com o nosso estilo”, diz Santana.

Já querendo mudar de área há algum tempo, os dois pensaram em desenvolver seus próprios cadernos e arriscar vendê-los na Avenida Paulista, em São Paulo.

As cadernetas da papelaria trazem mensagens "mal-humoradas" na capa. (Foto: Divulgação)

O investimento inicial foi de R$ 200. Nos primeiros dias, as vendas não foram altas, mas eles insistiram. Logo, os dois entenderam que as frases mal-humoradas faziam mais sucesso do que outras e começaram a focar no conceito.

Para estimular o negócio, eles criaram o Instagram da marca. Foi aí que as coisas realmente deslancharam. “Percebemos que nosso conteúdo é bom para a rede social. As pessoas gostam muito do humor”, afirma ele.

As vendas rapidamente aumentaram. No começo do projeto, os sócios recebiam dois ou três pedidos por dia. Atualmente, a demanda pode chegar a 200 solicitações diárias. Segundo Santana, em seis meses a Aff The Hype se tornou rentável o suficiente para que eles largassem os empregos. “Decidimos focar totalmente no projeto”, diz Santana.

Com o crescimento do negócio, os equipamentos necessários para as impressões ficaram grandes para o apartamento do casal, que também funcionava como sede.

Por isso, eles alugaram uma sala comercial onde faziam a criação de todos os produtos. No final de 2018, porém, os empreendedores se mudaram para uma “casa-escritório”.

As mensagens irônicas chegam junto das encomendas. (Foto: Divulgação)

Hoje, todos os produtos são pensados e criados pelos dois. Uma pequena equipe ajuda na produção e certas partes, como a impressão do material, é terceirizada. “A finalização é sempre feita à mão pelo Guilherme, porque o cliente querer pode personalizar o miolo da agenda. É tudo artesanal”, afirma o publicitário. O slogan da empresa, inclusive, continua a ser o mesmo: “feito à mão com muita má vontade”, uma ironia que combina com o humor da papelaria.

A atenção dada aos clientes é destacada por Santana como um dos diferenciais da empresa. “A cada compra escrevemos uma pequena carta para cada pessoa que acompanha os produtos. Os clientes gostam muito”, conta ele.

A dupla, por ora, foca apenas nas vendas online. O publicitário é categórico ao dizer que, apesar de ter um e-commerce próprio, o Instagram é a maior fonte de tráfico para a marca. “O crescimento foi quase todo orgânico justamente pelo produto ser tão divertido”, afirma Santana.

O poster foi visto por algumas pessoas no Instagram e logo tornou-se um sucesso de encomendas. (Foto: Divulgação)

O empresário conta, inclusive, que uma das maiores lições trabalhando com a rede social foi descobrir como as legendas são tão importantes quanto as imagens. “A gente botava muito esforço na foto e sempre fazíamos textos pequenos. Percebemos que quando escrevemos muito as pessoas se engajam ainda mais porque tem um conteúdo humorístico maior”, diz ele. “Inclusive, colocamos até cupons de desconto no final das legendas para recompensar quem leu tudo.”

Recentemente, os dois postaram uma imagem onde aparecia um pOster criado por eles para ser colocado na sede da empresa. “As pessoas viram e gostaram tanto que resolvemos colocar para produção”, afirma ele.

Agora, Bucci e Santana planejam ampliar o portfólio de produtos oferecidos pela loja. “O carro-chefe continuará sendo as cadernetas, mas estamos pensando em produtos de decoração e outras coisas com a nossa cara”, diz Santana.

Fonte: PEGN

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