Abrasce estima que 58 dos 577 shopping centers existentes no Brasil já estejam funcionando novamente

Shopping center (Foto: Marcin Kempa / Unsplash)
De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 58 shopping centers já foram reabertos em todo o Brasil e 519 permanecem fechados. Um dos primeiros a abrir as portas, o Shopping Center Neumarkt, em Blumenau (SC), foi autuado depois de promover um evento para a reabertura das portas. A iniciativa causou aglomeração de visitantes, contrariando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a contenção do novo coronavírus.
A entidade estima que, até o mês de maio, todos os empreendimentos poderão voltar a funcionar, mesmo que parcialmente. Para evitar novos problemas, desenvolveu um protocolo de reabertura que diz o que pode ou não ser feito nesse período. O documento se divide em dois cenários: abertura parcial ou total do empreendimento. Nos dois, a comunicação deve ser constante e de fácil alcance por clientes, funcionários e lojistas. Também é recomendado que funcionários em grupo de risco permaneçam em home office ou afastados.
Abertura parcial
Diferentemente do que aconteceu no Neumarkt, eventos de reabertura não são recomendados – nem nos dias seguintes. De acordo com a entidade, o momento é de restabelecer a confiança do consumidor. Por essa razão, apenas as lojas podem funcionar – cinemas, atividades de entretenimento infantil e quaisquer outras ações que promovam aglomerações devem ser evitadas a todo custo.
Fluxo: Para isso, é sugerido que os shopping centers controlem o fluxo de pessoas com a redução no espaço de estacionamento, estabeleçam regras para entrada em lojas, evitem filas e até utilizem demarcações no chão, se necessário.
Prevenção: A exemplo do que vem sendo feito em algumas redes de supermercados, todos os funcionários e clientes que adentrarem o empreendimento devem ter a temperatura aferida com um termômetro manual. Quem estiver acima de 37,2 graus ou mostrar sintomas de gripe ou resfriado deve ser orientado a buscar ajuda médica.
Limpeza: O horário de atendimento também deve ser reduzido e a limpeza de áreas comuns, como elevadores, balcões, sanitários e escadas rolantes devem ser ainda mais frequentes. Objetos e enfeites que dificultem a higienização devem ser evitados.
Distanciamento: Restaurantes e praças de alimentação podem funcionar, mas devem distanciar as mesas e reduzir o número de cadeiras, além de disponibilizar álcool em gel para uso dos clientes. Para evitar o contato, o serviço de valet também não é recomendado neste momento.
Uso de máscaras: O equipamento de proteção deve ser utilizado por todos os funcionários do shopping, e os lojistas devem ser incentivados a seguir a mesma recomendação com seus colaboradores. O empreendimento também deve estimular o uso do acessório pelos consumidores com comunicações cuidadosas e educacionais.
Abertura total
Já para um cenário de reabertura total dos shopping centers, a orientação é manter as rotinas de limpeza e desinfecção de ambientes citados acima, bem como as políticas de distanciamento para praças de alimentação e orientação de prevenção para os consumidores.
Eventos e atividades de lazer podem acontecer, desde que monitoradas e desenvolvidas gradualmente e com cautela. As reuniões entre áreas administrativas devem sempre priorizar videoconferências.