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Depois de autuação por aglomeração, entidade divulga manual para reabertura de shopping centers

Abrasce estima que 58 dos 577 shopping centers existentes no Brasil já estejam funcionando novamente

Shopping center (Foto: Marcin Kempa / Unsplash)

Shopping center (Foto: Marcin Kempa / Unsplash)

De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 58 shopping centers já foram reabertos em todo o Brasil e 519 permanecem fechados. Um dos primeiros a abrir as portas, o Shopping Center Neumarkt, em Blumenau (SC), foi autuado depois de promover um evento para a reabertura das portas. A iniciativa causou aglomeração de visitantes, contrariando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a contenção do novo coronavírus.

A entidade estima que, até o mês de maio, todos os empreendimentos poderão voltar a funcionar, mesmo que parcialmente. Para evitar novos problemas, desenvolveu um protocolo de reabertura que diz o que pode ou não ser feito nesse período. O documento se divide em dois cenários: abertura parcial ou total do empreendimento. Nos dois, a comunicação deve ser constante e de fácil alcance por clientes, funcionários e lojistas. Também é recomendado que funcionários em grupo de risco permaneçam em home office ou afastados.

Abertura parcial

Diferentemente do que aconteceu no Neumarkt, eventos de reabertura não são recomendados – nem nos dias seguintes. De acordo com a entidade, o momento é de restabelecer a confiança do consumidor. Por essa razão, apenas as lojas podem funcionar – cinemas, atividades de entretenimento infantil e quaisquer outras ações que promovam aglomerações devem ser evitadas a todo custo.

Fluxo: Para isso, é sugerido que os shopping centers controlem o fluxo de pessoas com a redução no espaço de estacionamento, estabeleçam regras para entrada em lojas, evitem filas e até utilizem demarcações no chão, se necessário.

Prevenção: A exemplo do que vem sendo feito em algumas redes de supermercados, todos os funcionários e clientes que adentrarem o empreendimento devem ter a temperatura aferida com um termômetro manual. Quem estiver acima de 37,2 graus ou mostrar sintomas de gripe ou resfriado deve ser orientado a buscar ajuda médica.

Limpeza: O horário de atendimento também deve ser reduzido e a limpeza de áreas comuns, como elevadores, balcões, sanitários e escadas rolantes devem ser ainda mais frequentes. Objetos e enfeites que dificultem a higienização devem ser evitados.

Distanciamento: Restaurantes e praças de alimentação podem funcionar, mas devem distanciar as mesas e reduzir o número de cadeiras, além de disponibilizar álcool em gel para uso dos clientes. Para evitar o contato, o serviço de valet também não é recomendado neste momento.

Uso de máscaras: O equipamento de proteção deve ser utilizado por todos os funcionários do shopping, e os lojistas devem ser incentivados a seguir a mesma recomendação com seus colaboradores. O empreendimento também deve estimular o uso do acessório pelos consumidores com comunicações cuidadosas e educacionais.

Abertura total

Já para um cenário de reabertura total dos shopping centers, a orientação é manter as rotinas de limpeza e desinfecção de ambientes citados acima, bem como as políticas de distanciamento para praças de alimentação e orientação de prevenção para os consumidores.

Eventos e atividades de lazer podem acontecer, desde que monitoradas e desenvolvidas gradualmente e com cautela. As reuniões entre áreas administrativas devem sempre priorizar videoconferências.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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