A startup chinesa Oceanalpha acaba de lançar um produtoque, segundo ela, pode ajudar no resgate e salvamento de vítimas de afogamento. O Dolphin1 é um drone aquático capaz de ser controlado remotamente, podendo carregar até duas pessoas em uma velocidade máxima de 15 km/h.
Segundo a empresa, o Dolphin1 vem para auxiliar os profissionais de resgate, podendo ser utilizado sozinho ou acompanhado de outras boias.
De cor vermelha e equipado com luzes antineblina, o aparelho pode ser visto facilmente de longas distâncias.
Sua operação pode ser feita com uma distância máxima de 500 metros e, caso o veículo vire devido a ondas fortes, o operador pode facilmente desvirá-lo por meio do controle remoto.
A máquina é equipada com duas turbinas responsáveis por sua movimentação na água. No entanto, a startup assegura que os motores são inofensivos a quem receberá seu serviço — todos os elementos do Dolphin1 são encobertos por uma capa de metal que impede que as hélices machuquem o resgatado.
O aparelho já entrou em produção de massa e custa a partir de US$ 5,5 mil (R$ 20 mil). Ele pesa em torno de 13kg e tem dimensões de 115 x 83 x 21 cm.
Confira mais imagens: