A Prefeitura de Manaus vai usar drones com sensor térmico para monitorar e identificar focos de incêndio na cidade. “A câmera tem capacidade de aproximar até 112 vezes a distância que ele está filmando. E com isso a gente traz mais informações, precisamente, para que se possa atuar da melhor maneira possível para conter incêndios na cidade!”, disse o prefeito David Almeida ao lançar a “Campanha de Prevenção às Queimadas” na manhã desta terça-feira (8).
“Sem incêndio não há fumaça. Essas consequências da fumaça trazem problemas na questão da saúde pública e, assim, nós queremos nos antecipar lançando essa campanha”, acrescentou o prefeito.
Segundo Fransuá Matos, secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima, o modelo é o primeiro do tipo a ser utilizado por uma instituição pública no Brasil. “Um drone com alta capacidade de voo. Tem sensor de calor que consegue identificar área por raio laser e também vai ser utilizado nesses esforços de prevenir os incêndios”, disse.
A campanha é coordenada pelo Comitê Municipal de Combate às Queimadas, vinculado à Semmasclima, com participação de outras nove secretarias. A proposta é promover ações integradas de orientação e fiscalização para coibir a queima de resíduos e vegetação, especialmente em áreas com maior incidência de ocorrências.
Também haverá ações educativas em pontos estratégicos — principalmente nas ligações entre a zona urbana, a zona rural e os municípios vizinhos. A campanha incluiu apoio da Guarda Ambiental Municipal.
Em 2023, a Prefeitura de Manaus registrou apenas 1,8% das queimadas ocorridas no Amazonas. Em 2024, esse índice caiu para menos de 1%. “Estamos vivendo um novo normal, que exige adaptação e ação. Manaus já provou que pode fazer a sua parte, e continuará fazendo. Nossa meta é proteger o nosso povo e contribuir para que o Amazonas inteiro possa respirar melhor”, disse David Almeida.
O comitê de prevenção é formado por representantes da Casa Civil, Conselho Municipal de Gestão Estratégica, Centro de Cooperação da Cidade e das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), Educação (Semed), Saúde (Semsa), Segurança Pública (Semseg), Assistência Social (Semasc) e Comunicação (Semcom).
Fonte: Amazonas Atual.