Foto: Portal Você

Educação: matrículas na rede estadual e municipal seguem até sexta-feira

Pelo menos 250 mil vagas para novos alunos foram disponibilizadas nesta quarta-feira (17), pelas Secretarias de Educação do Amazonas e de Manaus. As inscrições podem ser feitas através da internet ou presencialmente até a sexta-feira (19).

O período de inscrições começou durante as primeiras horas destas quarta-feira. Os pais que optarem pelo procedimento online devem acessar o site https://matriculas.am.gov.br/pt-br, o mesmo canal para alunos da rede estadual ou municipal. Com exceção das vagas voltadas para as creches, não é necessário realizar qualquer tipo de cadastro no site.

Segundo o subsecretário de Educação de Manaus, Júnior Mar, os pais também podem optar pela inscrição presencial indo até as escolas.

“O processo é online, mas se você tiver dificuldade de acesso à internet, vá até uma unidade escolar perto da sua casa. A secretaria atende e faz esse acesso junto com a família”, destacou Júnior Mar.

Após a inscrição do novo aluno, os pais têm até três dias úteis para confirmarem a vaga solicitada. A gerente de matrículas da Secretaria de Educação e Desporto escolar do Amazonas, Irlanda Araújo, explicou que essa confirmação precisa ser presencial nas escolas onde as vagas foram solicitadas.

“Se nesse prazo os pais não confirmarem a matrícula, a vaga volta a ficar disponível para outros alunos”, informou Irlanda Araújo.

A lista com a documentação necessária tanto dos pais, responsáveis ou dos alunos está disponível do no site da inscrição. Os documentos são RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de vacinação do estudante estão entre as exigências do Estado e Município.

Número de vagas em 2024

O Balanço do Governo do Amazonas, até esta quarta-feira, é de que 350 mil alunos já foram rematriculados em 2024, restando 200 mil vagas para novos estudantes.
Na rede municipal, durante o mesmo período, 246 mil alunos foram rematriculados e outras 50 mil vagas estão disponíveis.

O calendário de inscrições das duas secretarias começou no dia 10 de janeiro e durou 24 horas, com a prioridade para alunos com deficiência. No dia 12 do mesmo mês foi a vez das transferências, até o dia 16.

Denúncias

Todo o processo de matrícula dos novos alunos, seja presencial com apoio das escolas ou online é gratuito. Qualquer cobrança para reserva de vaga é ilegal e pode ser denunciada através do número 0800 0925050

Fonte: Portal Você.

Compartilhar

Últimas Notícias