Elon Musk anunciou na sexta-feira (5), em sua conta oficial do Twitter, que o serviço totalmente automatizado de táxi da Tesla já tem data para ser apresentado ao mundo. “Tesla Robotaxi será revelado em 8 de agosto”, tuitou. Em abril de 2019, porém, Musk fez a mesma promessa aos investidores da Tesla, que não se concretizou. O anúncio ocorre em meio à crescente insatisfação dos clientes com o lançamento do novo veículo elétrico de aparência futurística da marca, o Cybertruck, que enfrentou inúmeras reclamações de segurança e desempenho dos primeiros usuários.
Em um evento na sede da fabricante em Palo Alto, na Califórnia, ele disse que estava “muito confiante de que a Tesla colocaria seus táxis autônomos na estrada” já no próximo ano, em 2020. Na ocasião, mostrou também um aplicativo de compartilhamento de viagens da fabricante.
A empresa, disse ele no evento de 2019, planejaria receber entre 25% e 30% da receita gerada por viagens na rede. O anúncio na sexta-feira ocorreu poucas horas depois de uma denúncia da Reuters que revela que a Tesla havia cancelado o modelo de carro mais barato há muito prometido aos investidores, que cumpriria o propósito da fabricante de se tornar uma produtora de carros elétricos em larga escala e acessível para as massas.
Ainda em janeiro, Musk disse aos investidores que a Tesla planejava iniciar a produção do modelo acessível na sua fábrica no Texas no segundo semestre de 2025. As ações caíram mais de 5% após o artigo da Reuters. O carro mais barato da Tesla atualmente, o sedã Modelo 3, é vendido por cerca de US$ 39.000 nos Estados Unidos (R$ 195.288, em conversão direta). Esperava-se que o agora extinto veículo básico, às vezes descrito como Modelo 2, custasse cerca de US$ 25.000 (R$ 125.185).
Isto ocorre também no momento em que a Tesla enfrenta uma concorrência feroz a nível mundial dos fabricantes chineses de veículos elétricos, que têm preços na casa dos US$ 10.000 (R$ 50.074). O plano para o táxi-robô sem condutor, que poderá levar mais tempo para ser entregue, apresenta um desafio de engenharia mais difícil e mais riscos regulamentares.
Fonte: Tech Tudo.