De acordo com o Atlas dos Pequenos Negócios lançado pelo SEBRAE, o número de trabalhadores autônomos teve uma alta de mais de 5 milhões entre 2012 e 2021, enquanto microempresas somam atualmente cerca de R$ 420 bilhões em renda por ano. Apesar da fidelidade à ‘cultura CLT’, muitos brasileiros têm pensado cada vez mais além da carteira de trabalho para garantir estabilidade no mercado.
A dúvida relativa à transição de modelos de trabalho tradicionais para o empreendedorismo é válido. Entretanto, uma forma pertinente de justificar a relutância é a falta de medição de riscos e o desconhecimento sobre negócios que não demandam altos investimentos.
A última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, desenvolvida pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), apontou que existem mais de 10 milhões de apartamentos no Brasil. E, é neste momento de analisar favorecimentos que surgem alternativas vantajosas para os amantes do empreendedorismo, como a Honest Market Brasil, uma franquia inovadora de minimercados que se baseia no sistema self-checkout, o autoatendimento.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), apontou que existem mais de 10 milhões de apartamentos no Brasil. E, é neste momento de analisar favorecimentos que surgem alternativas vantajosas para os amantes do empreendedorismo, como a Honest Market Brasil, uma franquia inovadora de minimercados que se baseia no sistema self-checkout, o autoatendimento.
O negócio, co-fundado por Ana Paula Moraes, conta com mais de 100 franquias ao redor do país, majoritariamente em condomínios e prédios comerciais. Segundo ela, o medo de empreender, ainda que interiorizado, vai muito além desta perspectiva pessoal.
*Com informações do site O Dia