Furnas anunciou edital para contratação de solução em blockchain. Tecnologia é a mesma que opera rede do Bitcoin. Blockchain promete operações mais seguras e transparentes.
A Furnas Centrais Elétricas, subsidiária da estatal Eletrobras, que está na mira do governo para um processo de privatização, anunciou que busca empresas que a auxiliem na implementação de tecnologia de blockchain para o gerenciamento de seus dados. As informações são de comunicado da própria empresa, divulgado publicamente.
“O edital para o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento FURNAS 2020 está aberto para recebimento de propostas para as áreas de interesse e temas selecionados pela empresa. São 33 temas de áreas como fontes alternativas de geração de energia elétrica, inteligência e segurança operacional, aplicações blockchain para geradoras e transmissoras do setor elétrico e inteligência artificial, entre outros.”
“As demandas do edital são resultado de prospecção interna. As propostas escolhidas serão aquelas que atenderem as necessidades de Furnas, de forma inovadora, colaborativa e sustentável, resultando em projetos cada vez mais relevantes para a empresa, para a sociedade e para o setor elétrico”, diz a Superintendente de Estudos de Mercado e Inovações, Fabiana Teixeira.
A blockchain é a mesma tecnologia que garante o funcionamento da rede do Bitcoin e de outras criptomoedas. Trata-se de uma rede de blocos de informação, geralmente mantidos de forma decentralizada por diversos computadores, que podem ser utilizadas para o registro de dados – uma espécie de “livro de registros” digital.
Especialistas acreditam que essa tecnologia possa ajudar empresas e até governos a manter os registros de suas operações de forma mais eficiente e transparente.
Foto: Getty Images
Fonte: Yahoo