Empreendedora cria bonecos de pessoas com deficiência para motivar inclusão

empreendedora Cristiane Mendonça criava bonecos e itens decorativos feitos de pano. Seus produtos, porém, ainda não refletiam totalmente a diversidade de seu público.

Foi só quando uma amiga encomendou um de seus brinquedos para o filho que Cristiane notou algo. Ao levar o presente para o menino, a artesã levou com ela sua filha pequena. Chegando lá, a garota estranhou as diferenças existentes entre ela e o amigo, já que o menino tinha Síndrome de Down.

Ao perceber a falta de conhecimento da filha, Cristiane teve a ideia de trazer para seus bonecos a diversidade do mundo real. O intuito seria mostrar para todos os pequenos como o mundo era diferente e variado.

Hoje, Cristiane, moradora do Rio de Janeiro, produz uma linha especialmente voltada ao retrato das diferenças. A coleção “Amigos da Inclusão” traz bonecos de pano artesanais de pessoas com diferentes tipos de deficiência motora, visual ou auditiva.

bonecos (Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo ela, os brinquedos ajudam a conversar sobre diversidade com os pequenos. “Dessa maneira, o brincar se torna também pedagógico, promovendo a interação social e o respeito às diferenças”, afirmou a empreendedora ao site da “BOL“.

Além disso, Cristiane conta que as criações conseguem elevar a auto-estima de quem se encontra em alguma das situações retratadas. Por se sentirem representadas, crianças com algum tipo de deficiência percebem que são tão normais quanto qualquer outra.

A empreendedora expõe seus produtos nas lojas Parceria Carioca, no Shopping da Gávea, no Jardim Botânico e no Museu do Amanhã. Ela também os vende em feiras artesanais e em seu site.

Fonte: PEGN

Compartilhar

Últimas Notícias