Nos últimos anos, presenciamos um crescimento expressivo do empreendedorismo no Brasil, com mais de 20 milhões de brasileiros driblando a crise econômica apostando no próprio negócio. Nesse sentido, as microfranquias despontam como oportunidade para todos os gostos e objetivos a custos acessíveis a diferentes realidades.
O investimento inicial necessário para aquisição de uma microfranquia pode variar até o teto de R$ 105 mil conforme o tipo da operação, com atuação presencial em um estabelecimento ou com gestão home based, ou seja, que pode ser feita integralmente sem sair de casa. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse formato mais enxuto está em crescimento acelerado. A pesquisa aponta que a sua participação no franchising – que retoma os índices pré-pandêmicos com faturamento anual de R$ 130 bilhões – foi de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022. De 2021 a 2022, a variação do número de microfranquias atingiu 39,8%.
“O mercado de franquias é, sem dúvida, o que movimenta sempre os melhores índices de crescimento. As microfranquias, por terem um investimento mais baixo, estão ganhando bastante força, principalmente para os empreendedores de primeira viagem”, afirma Sylvio Korytowski, sócio da Kick Off Consultores, membro do Conselho Fiscal e Comitê Gestor de Internacionalização da ABF e do Conselho de Varejo da Associação Comercial de São Paulo.
Conheça algumas das opções para investir a partir de R$ 2 mil:
Dank Idiomas
É uma rede de escolas de inglês. Criada em 2010 pela professora e empresária Mariza Gottdank, formatou franquia para o modelo home office, com aulas online, em 2018. O franqueado faz a gestão do negócio e pode cuidar da parte pedagógica ou contratar professores.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, a rede mais do que quadruplicou de tamanho, se internacionalizou e a procura de alunos aumentou em mais de 30%. São 22 unidades espalhadas pelo Brasil, Uruguai e Canadá.
O investimento inicial para empreender com uma franquia da marca é de R$ 2 mil, no modelo Home Office.
O faturamento médio mensal é R$ 9,5 mil. Site: https://www.dankidiomas.com.br/franquia-barata
Monitorias Reforço Escolar
Criado em 2015, a Monitorias Reforço Escolar tem como diferenciais as aulas individuais e ao vivo com professores com habilidades pedagógicas e que despertam o interesse do aluno. A marca possui 4 modelos de negócios disponíveis, a depender do número de habitantes da região.
O papel do franqueado é realizar a prospecção de novos alunos com divulgação e marketing, agenda de aulas, acompanhamento das etapas do agendamento (solicitação, confirmação, finalização), pós-venda e renovação de compra. A rede conta com 64 unidades e projeta a abertura de mais 40 até o fim do ano.
O seu investimento inicial é de R$ 7.990, já inclusos direito de uso da marca, acesso ao software e capital de giro.
O faturamento médio mensal é de R$ 22 mil. Site: https://www.monitorias.com.br/franquia
Casa Escritório Limpo
Criada em 2015 pelo empresário Darley Ferreira, a Casa Escritório Limpo nasceu com o propósito de valorizar os profissionais da área da limpeza. A marca é referência no setor e conta com 14 unidades. Com serviço enxuto que prima pela qualidade e agilidade, a marca atende casas, apartamentos e escritórios em geral.
Associada à ABF, a franqueadora oferece baixo custo para quem deseja investir, departamentos de marketing, administrativo e financeiro, com o intuito de deixar o franqueado focado na gestão e no crescimento da sua unidade. Além disso, conta com uma linha própria de produtos sustentáveis de limpeza.
O investimento inicial da franquia varia de R$ 15 mil a R$ 50 mil.
O faturamento médio mensal é de R$ 52 mil. Site: https://www.casaescritoriosemprelimpo.com.br/
Guia-se
A Guia-se é a maior rede de agências digitais do Brasil, com 25 anos de mercado. No franchising desde 2010, conquistou nove vezes o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Conta com mais de 160 unidades espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, Canadá, Bolívia, França e Portugal oferecendo soluções e oportunidades de negócios para Internet em marketing digital, como criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO, links patrocinados e remarketing, mídias sociais, hospedagens em sites, e-mail marketing, inbound marketing e outros serviços relacionados.
Além disso, tem investido em mentorias sobre os temas NFT e Metaverso com o objetivo de introduzir a novidade no leque de serviços da rede.
O seu investimento inicial é de R$ 28,9 mil e o faturamento médio mensal é a partir de R$ 10 mil. Site: https://www.franquiaguiase.com.br/
Cuidare
Criada pelo casal potiguar Izabelly e Etevaldo Miranda, a Cuidare é uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país. O sonho começou quando Izabelly estava se formando na faculdade de enfermagem, onde percebeu uma carência de serviços de cuidadores qualificados que atendessem de forma humanizada, garantindo a segurança física e emocional do assistido.
A marca está presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal com mais de 70 unidades. Entre as atividades desempenhadas pelo franqueado estão a seleção, o treinamento, a coordenação e a supervisão da equipe de cuidadores da unidade – todos qualificados com o curso de técnico de enfermagem.
Além disso, fica responsável pela comercialização dos serviços. Cada unidade conta com apoio logístico e tecnológico da franqueadora.
O investimento inicial é a partir de R$ 35 mil, a depender do tamanho da cidade.
O faturamento médio mensal pode variar entre R$ 54 mil e R$ 180 mil. Site: https://cuidarebr.com.br/seja-um-franqueado/
Fast4you
Rede de mercado autônomo, a startup Fast4you foi criada em 2020, sendo a primeira empresa do segmento em Santa Catarina, a partir da necessidade de maior conforto e agilidade na hora de fazer compras durante a pandemia, quando as filas nos mercados online duravam dias.
Franquia desde 2021, conta com 100 unidades operando e 256 unidades comercializadas em 12 estados. Os diferenciais da franqueadora são parcerias e equipes especializadas nas principais áreas do negócio, como contabilidade especializada; assessoria jurídica condominial; arquitetos que entregam projetos personalizados para cada condomínio e empreendimento; e academia EAD com certificado para desenvolvimento dos franqueados.
O seu investimento inicial é de R$ 50 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 25 mil.
Site: https://www.redefast4you.com.br/
Yogoberry
Pioneira em frozen yogurt no Brasil, a Yogoberry nasceu em 2007 no Rio de Janeiro, e, um ano após sua abertura, ingressou no franchising.
Ainda em 2008, iniciou-se o processo de expansão da marca. Atualmente, a rede de franquias de iogurte congelado possui 26 lojas em operação no país. O papel do franqueado na Yogoberry é gerenciar e administrar a unidade franqueada do ponto de vista operacional, comercial e administrativo.
A novidade da marca em 2022 é o seu modelo de microfranquia, com investimento inicial de R$ 105 mil e faturamento médio mensal de R$ 40 mil. Site: https://yogoberry.com.br/seja-franqueado/