Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal, com foco na COP30, acontece em Manaus

Com o tema “Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30, o Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam) chega à 13ª edição em 2025. O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR) será o anfitrião dessa importante programação que tem que o apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon,) e acontecerá dr quarta até sexta-feira (dias 20, 21 e 22 de agosto), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus.

O Enam é um dos mais importantes fóruns de debate sobre o desenvolvimento regional na Amazônia, reunindo economistas, pesquisadores, gestores públicos e lideranças institucionais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. O evento teve sua primeira edição em 2006, na capital amazonense. Na ocasião, o presidente do Corecon-AM/RR era Martinho Azevedo e a vice-presidente era Denise Kassama.

Para a atual presidenta do Corecon-AM/RR, Michele Aracaty, o Enam 2025 chega com uma programação relevante e pertinente ao período pré-COP30 (evento que acontece de 10 a 20 de novembro (Belém-PA) e a temática em torno das mudanças climáticas), especialmente porque tem um papel formador e fomentador de ações da classe e em favor das pautas levantadas.

“Estamos imensamente felizes e honrados em organizar mais um Enam em Manaus. Reuniremos um time qualificado de especialistas para debater, em três dias, assuntos de grande impacto para a Amazônia Legal e sua população. Assuntos como liderança global das negociações climáticas, empreendimentos solidários, mercado de carbono, desindustrialização e sustentabilidade e inteligência artificial para economistas estão na pauta dos nossas palestras, painéis e oficinas do Enam”, afirmou Michele Aracaty, convidando economistas, professores e estudantes, como ainda conselheiros federais (Cofecon), conselheiros estaduais e presidentes dos Corecons, para participarem e contribuírem para o enriquecimento do debate.

Carta dos economistas será entregue à COP30

O evento, gratuito e realizado de forma híbrida (presencial e online), resultará na “Carta dos Economistas da Amazônia Legal”, um documento oficial com propostas econômicas para o desenvolvimento sustentável da região. O Cofecon entregará o documento ao comitê organizador da COP30, reforçando a contribuição dos economistas para o debate sobre mudanças climáticas e economia verde.

Organizado em parceria com Conselhos Regionais de Economia (Corecons) da região, o evento busca refletir sobre os desafios e oportunidades econômicas da região, propondo caminhos sustentáveis e endógenos de crescimento. Além disso, o evento busca promover a integração dos Corecons da região Norte; elaborar propostas e subsídios para políticas públicas; valorizar o papel do economista no desenvolvimento regional, e debater modelos sustentáveis.

Histórico

O último Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal, sua 12ª edição, aconteceu em novembro de 2021, com o tema “O Desenvolvimento Regional Sustentável”. Sustentabilidade, agenda 2030, potencialidades regionais, cadeias produtivas, bioeconomia e biotecnologia, vulnerabilidades socioeconômicas regionais e pandemia de Covid-19.

Subtemas debatidos durante três dias de encontro virtual, que resultou na Carta dos Economistas da Amazônia à sociedade e aos governantes, reforçando seus compromissos para o desenvolvimento sustentável da região, mas de forma endógena, utilizando-se dos recursos regionais e do protagonismo dos profissionais da economia e da sociedade como um todo.

Fonte: G1.

Foto: Reprodução

Compartilhar

Últimas Notícias