Ensino bilíngue nas escolas exige formação diferenciada de profissionais da educação

Não é mais novidade que as sociedades evoluíram, que as competências a serem ensinadas na escola modificaram-se e que a informação tornou-se mais acessível do que nunca. Estas transformações exigem dos profissionais da educação uma formação diferenciada, com conhecimento muito mais aprofundado de como as crianças aprendem e quais as melhores práticas para ensiná-las.

Na mesma direção, o crescente interesse das famílias pela educação bilíngue tornou-se mais evidente, principalmente após o crescimento no número de estudos mostrando benefícios sociais e cognitivos no aprendizado de línguas na infância. Com isso, o trabalho pedagógico frente a esses novos paradigmas ficou mais complexo. As evidências científicas sugerem que uma Educação mais colaborativa e compatível com os cérebros da nova geração é urgente.

Como a Educação Bilíngue já é comprovada como uma proposta educacional alinhada às competências necessárias para o século 21, muitas escolas e muitos pais começam a buscar esse tipo de educação, o que justifica o aquecimento no mercado do ensino bilíngue.

Escola de Jundiaí é uma das instituições particulares que oferecem ensino bilíngue no Brasil — Foto: Colégio Degraus/Divulgação

Escola de Jundiaí é uma das instituições particulares que oferecem ensino bilíngue no Brasil — Foto: Colégio Degraus/Divulgação

Educação bilíngue no Brasil

No Brasil, a Educação Bilíngue não é novidade. Em São Paulo as escolas particulares já vêm oferecendo programas bilíngues há mais de 30 anos. Nos últimos anos, no Brasil todo, observa-se uma mudança de posicionamento: as escolas estão se tornando bilíngues ou comprando programas bilíngues de editoras, no intuito de atingirem as novas necessidades do mercado. Dados não oficiais já contabilizam mais de 350 escolas particulares, oferecendo currículo bilíngue ou programa bilíngue. Fora as iniciativas públicas, que estão iniciando, como é o caso de Bombinhas, em Santa Catarina, que oferece a primeira escola pública de ensino bilíngue português-espanhol, com o objetivo de instrumentalizar seus alunos para uma demanda de mercado.

Se por um lado cresce a procura pela educação bilíngue, em contrapartida, ainda falta muito conhecimento sobre o que é educação bilíngue e como se constitui um currículo bilíngue de prestígio. Algumas escolas apenas introduziram ou aumentaram a carga horária de inglês, muitas vezes no contraturno escolar, desvinculando essas aulas do currículo regular da escola. Estes programas, dependendo da forma como estão organizados, apresentam-se frágeis em relação aos pressupostos necessários para a constituição de um currículo bilíngue.

Além dos currículos mal estruturados, faltam professores qualificados para esse novo currículo que exige pressupostos e conhecimentos sobre como se constitui cognitivamente um aluno que aprende e pensa em duas línguas.

Mercado do ensino bilíngue está aquecido, mas faltam professores qualificados para o novo currículo — Foto: Colégio Degraus/Divulgação

Mercado do ensino bilíngue está aquecido, mas faltam professores qualificados para o novo currículo — Foto: Colégio Degraus/Divulgação

Especializações em Educação Bilíngue

Ainda é pequena a oferta de cursos de qualificação e formação continuada para professores que atuam ou desejam atuar neste novo segmento. Um ramo muito promissor que vem crescendo é a oferta de especializações em Educação Bilíngue. Ainda são poucas as entidades que oferecem essa formação pela falta de mestres e doutores com formação na área do bilinguismo e educação bilíngue, que possam atuar de forma qualificada nos cursos de pós-graduação pelo Brasil.

O curso de pós-graduação em Educação Bilíngue e Cognição da IENH – Novo Hamburgo, percebendo essa necessidade de formação, começou a oferecer sua especialização em diversas cidades do Brasil, atendendo regiões com grande número de professores, diretores e coordenadores de escolas bilíngues ou não, interessados em uma formação mais aprofundada sobre bilinguismo, educação bilíngue e sobre o cérebro das crianças que aprendem desde cedo através das línguas.

Colégio Degraus será polo de curso de Pós-Graduação em Educação Bilíngue em Jundiaí a partir de março — Foto: Colégio Degraus/Divulgação

Colégio Degraus será polo de curso de Pós-Graduação em Educação Bilíngue em Jundiaí a partir de março — Foto: Colégio Degraus/Divulgação

Em parceria com o IENH está o Colégio Degraus em Jundiaí, abrindo um polo para o curso presencial de pós-graduação em Educação Bilíngue e Cognição a partir de março deste ano.

O curso oferece disciplinas tais como: Bilinguismo e Educação Bilíngue, Aprendizagem e Processamento da informação, Neurociências e Aprendizagem, Bilinguismo e Cognição, Práticas de Letramento em contextos bilíngues/multilíngues, Aspectos cognitivos da alfabetização em duas línguas, Didática para o ensino bilíngue, entre outras.

É uma formação muito consistente que não é direcionada apenas aos professores de línguas que trabalham em Currículo Bilíngue, mas também a todas as pessoas que possam estar envolvidas, de uma forma ou de outra, com o ensino bilíngue: gestores, diretores, coordenadores, funcionários, pais, simpatizantes com o ensino bilíngue e estudantes que desejam se preparar para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e exigente por profissionais com formação diferenciada.

Não é mais possível fazer Educação de qualidade sem profissionais bem formados e com conhecimento para atuarem de forma crítica e qualificada nas escolas do Brasil.

Ensino bilíngue em Jundiaí

Há cinco anos o Colégio Degraus tem proposta de ensino bilíngue em Jundiaí desde a educação infantil ao ensino médio, com carga horária diferenciada e proposta integradora de currículo de língua materna com o ensino da língua inglesa e desde o ano passado introduziu o currículo internacional em sua grade extracurricular, proporcionando curso de alto nível para seus estudantes.

Nesse contexto deseja também equipar seus docentes e contribuir para a formação de muitos educadores na região de Jundiaí. É um privilégio aos educadores de nossa região receber um curso de tal relevância.

Mais informações sobre o curso de pós-graduação podem ser obtidas pelo site.

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