Foto: Portal Você

Entreposto da ZFM no RS busca ampliar exportação para Mercosul

A cidade de São Borja (RS) terá um entreposto da Zona Franca de Manaus. O espaço para armazenamento de produtos e distribuição para comércios do Sul e países vizinhos permite a suspensão temporária de impostos para as empresas instaladas em Manaus.

A isenção fiscal ocorre em entrepostos da ZFM localizados nos municípios de Itajaí (SC), Uberlândia (MG) e Ipojuca (PE).

O acordo para a instalação do entreposto foi firmado entre o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, nesta segunda-feira (24). Com o armazém no município gaúcho o Governo do Amazonas pretende facilitar a logística para países do Mercosul.

São Borja faz fronteira com a cidade de São Tomé, na Argentina, e é um ponto estratégico para a região Sul do Brasil e para canalizar exportações ao Mercosul.

Empresas como Samsung, LG, e Moto Honda da Amazônia são conhecidas por suas exportações significativas para países do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Mercadorias estocadas no entreposto têm a cobrança de tributos suspensa por 270 dias, a contar da emissão do documento fiscal, por meio de uma permissão para prestação de serviços. A obra deve ficar pronta em 90 dias.

“É um momento muito importante em que consolidamos uma parceria muito positiva entre o Estado do Amazonas e o Estado do Rio Grande do Sul. Estamos dando um passo significativo para o desenvolvimento, para o progresso e para a geração de oportunidades, prospectando uma área tão importante que é a Zona Franca de Manaus”, disse Eduardo Bonotto.

Algumas das principais empresas que poderão se beneficiar com a abertura do entreposto no RS são: Samsung (eletroeletrônicos); LG Electronics (eletroeletrônicos); Moto Honda da Amazônia (motocicletas); Sony (eletroeletrônicos); Philips (eletroeletrônicos); Whirlpool (eletrodomésticos); Bic Amazônia (produtos de consumo).

“A estratégia do Governo do Amazonas faz com que os produtos da Zona Franca de Manaus alcancem de forma muito mais rápida o mercado no Sul do país e também exportação em virtude da cidade de São Borja estar muito próximo da Argentina, do Paraguai do Uruguai e de importantes mercados consumidores do Mercosul”, disse o presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), Jorge Júnior.

Fonte: Portal Você.

Compartilhar

Últimas Notícias