Iniciada hoje (18), a 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura do Amazonas (FPEA), ação realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), com o intuito de conectar o segmento turístico da região Norte, também prometer aquecer e destacar o setor da gastronomia local.
Isso porque o evento contará com um espaço gastronômico exclusivo onde os participantes poderão degustar diversos pratos com iguarias locais, bem como participar de aulas show com chefes renomados da gastronomia amazonense. Serão oferecidos pratos e produtos gourmet com ingredientes da Amazônia para os mais variados tipos de públicos e gostos, com opções de bebidas, doces e refeições, por meio da participação das empresas Amazon Doces, Coisas de José – Gastronomia Criativa, Amigos da Floresta, Gastronomia Criativa e Cultural, Ada Bolos, dentre outras.
De acordo com Olinda Marinho, membro da diretora institucional da AAGE (Associação Amazonense de Gastronomia e Empreendedores) e organizadora do espaço gastronômico da FPEA, essa área será exclusivamente dedicada à gastronomia, à culinária e à cozinha Amazônica, com a intenção de agregar valor a produtos amazônicos em pratos gourmetizados.
“Serão apresentadas formas diferentes de se degustar produtos amazônicos, sendo assim, os chefes participantes estão preparando pratos para agregar valor a produtos amazônicos através de pratos sofisticados. Isso porque o turismo e a gastronomia estão intrinsicamente ligados e acabam um fomentando o outro em diversos aspectos, seja através de alguém que venha conhecer o Amazonas e, consequentemente, também desperte a vontade de conhecer melhor a gastronomia local ou alguém que acabe experimentando certo prato e, no fim, queira saber mais sobre a origem do produto consumido, conhecer a comunidade de onde ele vem etc.”, destaca.
Iniciada hoje (18), a 1ª FPEA continua com suas atrações amanhã (19) e no sábado (20), sempre das 14h às 21h, no Centro de Convenções Vasco Vasques 2 (CCA2), em Manaus (AM). Com o slogan “A Amazônia é uma aventura”, a feira também tem como objetivo promover negócios da Floresta Amazônica para o mundo.
Serviços complementares para empreendedores
Além das atrações mencionadas, o evento ainda contará com serviços destinados a empresas e empreendedores do ramo alimentício e gastronômico por meio da participação em estandes da Marinho Comércio Exterior, empresa que orienta e promove a colocação de produtos no mercado exterior e orienta; do Innatus HUB, hub formado por jovens e líderes da Amazônia que atuam por meio das suas cinco ilhas (a Ilha de Negócios, a Ilha da Gastronomia, a Ilha de Agilidade, a Ilha Ribeirinha e a Ilha Internacional) para orientar e acelerar novos negócios e o empreendedorismo regional; e da RAMI (Rede Amazônica de Inovação e Empreendedorismo), que vai atender empreendedores que tiverem interesse em entrar para uma incubadora.
Sobre o organizador da 1ª FPEA
O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (CODESE Manaus), associação de direito privado, sem fins lucrativos, sem vínculo político-partidário ou religioso, é formado pela sociedade civil organizada, por intermédio de entidades representantes e representativas de segmentos capazes de contribuir para o planejamento e busca de soluções para o futuro da cidade de Manaus.