Este empreendedor se aposentou aos 34 anos – e sua decisão tem seu lado ruim

Aposentar-se cedo é o sonho de muita gente. E o caso do fundador da plataforma de finanças Financial Samurai, Sam Dogen, não foi diferente. Nascido em uma família de classe média, ele batalhou muito para construir sua carreira. “Eu era o primeiro a chegar no escritório e último a sair”, conta em artigo publicado no portal CNBC.

Segundo ele, todo esse esforço rendeu frutos consistentes. Dogen se aposentou em 2012, quando tinha apenas 34 anos.

Ele conta que não se arrepende da decisão, mas que se aposentar tão cedo também tem seus malefícios.

Dentre os benefícios citados por Dogen está o fato de ter a liberdade de acordar no horário que quiser, viajar com sua família, praticar hobbies e se desenvolver em projetos pessoais.

Já para os contras, ele fez uma lista. Confira:

Você pode sofrer uma crise de identidade
Quando você passa mais de uma década fazendo um trabalho, a aposentadoria pode ser difícil de se engolir. Não ser mais identificado como “um expert em marketing” ou um “investidor profissional”, por exemplo, pode ser algo frustrante.

Dogen conta que esse foi seu caso, ele só percebeu o quão apaixonado era por sua profissão quando se aposentou. Nesse cenário, a simples pergunta “O que você faz?” tinha um peso enorme.

Mas esse sentimento só acometeu Sam Dogen por alguns meses. “Depois de um tempo sem e-mails ou ligações, eu finalmente aceitei o fato que eu não era mais necessário no meu antigo emprego”.

Você pode questionar sua decisão
Quando você se aposenta cedo, pode acabar se questionando se fez a decisão correta. Ficar remoendo todo o dinheiro e status que você abriu mão será uma situação comum.

Dogen lidou com esses pensamentos desenvolvendo atividades paralelas e escrevendo para seu site, o Financial Samurai. Em pouco tempo, ele descobriu que esse hobby também era lucrativo. “O site fez um sucesso tremendo. Eu reinvesti todo o lucro que o negócio estava gerando e, em pouco tempo, eu já tinha uma nova fonte de renda.”

As pessoas podem te tratar com um desajustado
Por conta que se aposentar muito cedo não é algo convencional – ou até mesmo porque estão com inveja -, as pessoas podem começar a te tratar de maneira diferente. “Qualquer que seja o motivo, a pessoas quase sempre não te dão a mesma quantidade de respeito que dariam se você estivesse trabalhando”.

Dogen conta que, eventualmente, ele se cansou de explicar os motivos da sua aposentadoria precoce e que ele não tinha nascido em um berço de ouro. Em vez disto, para simplificar a situação ele simplesmente falava que era um escritor.

vitória; sucesso; felicidade (Foto: ThinkStock)

Você não vai ser tão feliz como imaginava que seria
Muitas pessoas acham que, a partir do momento que conseguem a liberdade financeira ou deixam um emprego que odeiam, elas vão ser permanentemente felizes. No caso de Dogen, a euforia durou pouco.

Em pouco tempo, a rotina tomou conta de sua vida e seu humor voltou ao normal.

Você vai ficar muito entediado
Segundo Dogen, se aposentar cedo é como terminar de assistir a última temporada da sua série favorita. Você fica satisfeito porque o final foi legal, mas também triste e receoso do que fazer em seguida.

Com 14 horas extras por dia, a produtividade do empreendedor foi prejudicada e ele se sentiu cada vez menos motivado de conquistar novas coisas. Logo, a mesmice tomou conta de seus dias.

A solução encontrada por ele foi participar de diversas reuniões sociais com o objetivo de fazer novos amigos. Praticar esportes e passar mais tempo com a família também foram maneiras achadas para afastar o tédio.

Fonte: PEGN

Compartilhar

Últimas Notícias