A Expofeira do Amapá recebeu nesta terça-feira (2) um evento voltado para fãs de videogames de todas as idades. A atividade faz parte da 54ª edição da feira, que segue até domingo (7), em Macapá.
Uma exposição de controles de videogame, conhecidos como joysticks, chamou atenção ao reunir modelos antigos e atuais — do Game Boy ao PlayStation 5. Os visitantes puderam relembrar clássicos como “Super Mario” e conhecer jogos mais recentes, como “Free Fire”.
Encontro de gerações
O servidor público Alison Souza, de 48 anos, levou o filho de 12 anos para conhecer o espaço. Ele contou que em casa os games são monitorados, e na data, o pai e filho aproveitaram um tempo de qualidade juntos.
“Todo ano viemos ao evento, mas hoje decidimos trazê-lo por causa da área voltada aos games, que atrai muito crianças e adolescentes. Nem sempre conseguimos jogar juntos, mas hoje deu pra aproveitar esse momento”, disse o pai.
O estudante Guilherme Silva, de 14 anos, também participou da programação e mostrou o talento e confiança nos games de futebol, com uma comemoração atrás da outra.
Teve quem aproveitou o momento para se distrair da carga do trabalho quando um tempo livre surgiu, como o médico Bruno Galiza, de 47 anos, que aproveitou para experimentar o game ‘Fifa’ pela primeira vez.
“Sou da época do Atari e do Mega Drive. Parei para estudar e só agora estou voltando. Nunca tinha jogado Fifa, gostei muito. É um passatempo como qualquer outro, mas é divertido e agrega. Ver as pessoas jogando juntas é muito positivo”, afirmou.
Bruno relembrou a infância com os irmãos e vizinhos, quando jogavam e trocavam cartuchos. Ele destacou ainda a transformação tecnológica que alcançou os games dentro das últimas décadas.
“Na época do Atari, a gente usava a imaginação. Hoje, os jogos são online, com gráficos realistas e imersão total. Dá até pra ver o suor dos jogadores. Mas os clássicos ainda têm seu charme”, finalizou.
Mostra de Joysticks
Além dos jogos disponíveis para experimentação, o evento trouxe uma exposição especial de joysticks e consoles que marcaram gerações.
O público pôde ver de perto modelos como o Gameboy, Super Nintendo, PlayStation 1, Sega Genesis e Nintendo 64, até os mais modernos como Xbox Series X e PlayStation 5.
A mostra chamou atenção pelo contraste entre os controles simples dos anos 1990 e os atuais, com sensores, vibração e inteligência artificial.
Segundo Francinato Silva, vice-presidente da Federação Amapaense de Esportes Eletrônicos (Feapee), o espaço oferece jogos de computador, console e celular, além da exposição de videogames antigos.
“Queremos mostrar a evolução dos consoles e como a tecnologia transformou a experiência dos jogadores. Hoje, os jogos têm narração personalizada, gráficos realistas e inteligência artificial que reconhece o estilo de cada jogador”, explicou.
Além disso, todos os dias, o local recebe a visita de uma escola pública diferente da rede estadual, com um momento para conhecer a evolução dos games e jogá-los.
“Muitos desses jovens nunca tiveram contato com PCs gamers ou cadeiras profissionais. Uma estudante disse que só via esse tipo de equipamento pela TV. Nosso objetivo é promover inclusão digital e acesso ao universo dos games”, completou Francinato.
Fonte: G1.