(Foto: Pexels)

Exaustão mental: estas 3 profissões são as piores segundo pesquisa

Com base nos dados coletados pela O*NET, uma rede de informações dos Estados Unidos, o Business Insider ranqueou as profissões mais estressantes da América, com auxílio do Instituto de Pesquisas Bureau of Labor Statistic. Algumas delas podem parecer óbvias, como aquelas exercidas na área da saúde e aplicação da lei, mas também foi constatado um certo nível de exaustão mental em empregos que envolvem artes e trabalhos manuais.

Para conseguir determinar quais são as profissões mais estressantes, foi feita uma tabela com o “nível de estresse”, com a pontuação indo de 0 a 100. Essas pontuações foram baseadas em análises realizadas pelos próprios trabalhadores de cada segmento.

O levantamento colocou nas primeiras colocações aquelas cujo índice de estresse foi classificado como 93 ou superior, em uma classificação geral que reúne 767 profissões. Dito, confira quais são as três ocupações que mais geram exaustão mental:

1. Atendentes de serviços emergenciais — nível de estresse: 98,5

Os profissionais desse segmento, como policiais, bombeiros e motoristas de ambulâncias, enfrentam situações críticas e muito estressantes todos os dias. São eles que estão na linha de frente, tendo que lidar com acidentes, crimes, desastres e salvando vidas.

Por conta da rotina puxada, as profissões desta área exigem um capacidade de lidar com pressão intensa, tomar decisões rápidas e se “acostumar” com situações traumáticas. Devido a exposição frequente a eventos trágicos, os profissionais costumam ter um desgaste mental significativo.

2. Anestesistas — nível de estresse: 98,2

Esse grupo de profissionais é responsável por administrar pacientes antes de procedimentos cirúrgicos. São eles que desempenham o papel crítico ligado à segurança e conforto dos pacientes na mesa de operação. Contudo, a pressão de garantir que a anestesia seja aplicada de maneira correta e monitorar constantemente os sinais vitais do paciente pode resultar no esgotamento mental.

Neste cenário, os anestesistas precisam estar em constante estado de alerta, tomar decisões rápidas e precisas, além de gerenciar potenciais complicações e efeitos colaterais. A responsabilidade pela vida e bem-estar dos pacientes gera uma carga mental intensa nessa profissão.

3. Operador de telemarketing — nível de estresse: 98,2

Os operadores de telemarketing figuram entre os profissionais que mais possuem exaustão mental. Eles enfrentam inúmeros desafios em sua jornada de trabalho, como lidar com chamadas extensas, clientes insatisfeitos (e sem educação) e meta de vendas rigorosas.

A profissão exige que eles mantenham a energia lá em cima, além de precisarem ser persistentes e calmos, para conseguir lidar com as constantes reclamações dos clientes. A repetitividade das tarefas e a necessidade de sustentar um tom de voz amigável e profissional o tempo todo pode gerar um grande desgaste mental.

Escolhendo a profissão ideal

Com isso, como apontado no levantamento, caso você seja uma pessoa que lida bem com a pressão e mudanças constantes, essas profissões podem ser a escolha certa. Por outro lado, caso você não se sinta confortável no meio dessas situações, a sugestão é evitá-las. O mais importante é reconhecer seu perfil e identificar o ambiente de trabalho que melhor se encaixa na sua personalidade, além claro de suas habilidades e competências.

*Com informações do site Consulta Pública

Compartilhar

Últimas Notícias