Iniciativa do Centro de Bionegócios da Amazônia fortalece conexões entre a gigante global de alimentos e empreendedores amazônicos
Durante agenda de imersão na Amazônia, onde visitou diferentes cidades e explorou as potencialidades da região, um grupo de executivos e analistas da norte-americana Kraft Heinz, uma das cinco maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, esteve no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), para conhecer o trabalho da instituição e de três startups amazônicas do setor de alimentos.
Como parte da programação, a diretora de Bionegócios do CBA, Andrea Lanza, apresentou a nova concepção do CBA como Centro de Bionegócios e não mais de Biotecnologia, destacando sua atuação no fortalecimento de cadeias produtivas e no desenvolvimento de pesquisas a partir de bioinsumos com potencial para gerar bionegócios sustentáveis.
Na sequência, três startups do setor de alimentos, a Amazon Smart Food, a Teleze e Airão Sweet, originadas a partir do projeto Rainforest Social Business School, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foram convidadas para apresentar seus portfólios e soluções inovadoras baseadas em ingredientes amazônicos.
A Amazon Smart Food é uma startup especializada em proteínas vegetais à base de açaí e tucumã. A empresa demonstrou produtos como hambúrgueres e petiscos. A Telé Zé – Especiarias da Amazônia – atua com molhos de pimenta a partir de sabores regionais, incluindo tucumã, buriti, açaí e cubiu e a Airão Sweet produz doces e bombons finos, com destaque para castanhas cobertas com chocolate e outros produtos amazônicos.
Os executivos da Kraft Heinz acompanharam os pitches das três empresas e participaram de uma degustação dos produtos, conhecendo na prática a diversidade e o potencial da bioeconomia amazônica. Além disso, durante as interações, a equipe da Kraft Heinz discutiu com o CBA desafios e oportunidades para a escalabilidade da produção de insumos amazônicos, reforçando a necessidade de organização das cadeias produtivas locais, em especial de associações e cooperativas, para viabilizar um crescimento sustentável e competitivo no mercado global.
Andrea Lanza destacou a receptividade da Kraft Heinz ao longo da programação e o entusiasmo com as conexões geradas no encontro.
“Eles se mostraram bastante satisfeitos. Tenho esperança de que essa aproximação evolua para algo maior, uma vez que essa não é a primeira vez que eles nos procuram. De qualquer forma, mantemos um contato direto com eles, e acredito que podemos desenvolver novas iniciativas. Esse encontro foi muito positivo, pois está totalmente alinhado à missão do CBA de promover sinergia com o ecossistema da bioeconomia, conectando mercados, empreendedores, cooperativas, instituições e extrativistas. Por meio dessas interlocuções, o CBA busca fortalecer e ampliar os bionegócios amazônicos, incentivando a valorização dos insumos regionais e impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável da região. Fiquei muito satisfeita”, disse Lanza.
Texto: Tereza Teófilo.
Fonte: CBAmazônia.