Foto: Suframa/Divulgação

Exército cria empresa de segurança nacional ‘mirando’ verbas de PD&I

Os representantes do Exército Brasileiro apresentaram à Suframa o plano de criação da Empresa Nacional de Desenvolvimento da Força Terrestre (Endeforte), vinculada ao Ministério da Defesa e ao Comando do Exército.

A iniciativa é um esforço para fortalecer o Exército em busca de alternativas diante das restrições orçamentárias atuais e garantir os recursos necessários para suas missões constitucionais, com foco especial na Amazônia e no desenvolvimento sustentável.

Segundo o general Eduardo Castanheira Garrido, o projeto apresenta uma empresa estatal independente focada em segurança nacional, desenvolvimento de tecnologias de defesa, economia verde e transição energética.

“A reunião com a Suframa foi muito boa no sentido de entender todas as oportunidades para uma empresa dessa natureza proposta pelo Exército. A obtenção dos recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, pela Lei de informática, é um mecanismo que vai ajudar muito e pode contribuir para que essa empresa tenha uma fonte de receita para a sua sustentabilidade”, avaliou o general.

Durante a reunião, a Suframa avaliou as possibilidades de cooperação, destacando o potencial de crescimento do Polo de Bens de Informática de Manaus, impulsionado pela Reforma Tributária e os recursos da Lei de Informática.

O superintendente Bosco Saraiva destacou a importância de investir em novas tecnologias para manter a população local e proteger a biodiversidade amazônica.

“A ideia é segurar o homem amazônida na região, por meio da utilização das novas tecnologias. A Suframa orienta a acessar esses recursos para desenvolver essas tecnologias de fronteira e de alto rio. Nós temos interesse que esses recursos sejam investidos aqui, para o bem da Amazônia. E são recursos que o Exército pode buscar obter para monitorar e proteger a nossa Amazônia”, afirmou Bosco Saraiva.

Fonte: Real Time 1.

Compartilhar

Últimas Notícias