Com cerca de 16 mil visitantes e mais de R$ 32 milhões em negócios, evento se consagra como o mais importante do segmento na Amazônia
Com a adesão de diversos atores dos ecossistemas de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação de várias regiões do Brasil e mesmo de outros países, chegou ao fim, no dia 2 de julho, a ExpoAmazônia, depois de 3 dias de intenso movimento, networking, rodadas de negócios e muita ciência e tecnologia. Uma verdadeira exposição da Amazônia, porém com foco em pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo dos polos de Bio e TIC, o evento, inédito, recebeu mais de 16 mil visitantes, e era composto por 61 estandes, apresentando grandes empresas, Institutos de Ciência e Tecnologia, Institutos socioambientais e indígenas. Também estavam presentes as Universidades Públicas no estado, secretarias do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura de Manaus e as prefeituras de Tefé e Novo Airão.
A realização deste evento só foi possível através do trabalho conjunto da Associação do Polo Digital de Manaus, do Centro de Biotecnologia da Amazônia, do Instituto IDESAM, da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, com patrocínio Master da Prefeitura Municipal de Manaus através da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, além de outros patrocinadores importantes.
Com diversas temáticas que se integravam, a ExpoAmazônia contava com um ambiente de empreendedorismo onde estavam presentes cerca de 100 startups em seus totens e 30 produtores regionais no Mercado Amazônia. No espaço cultural, a feira de economia criativa, com cerca de 30 expositores, apresentava diversas criações dos artesãos locais, além de shows de artistas da região.
O evento também proporcionou 12 trilhas de conhecimento, com mais de 80 palestras apresentando a oportunidade de obter importantes conhecimentos através de palestrantes locais, de diversos estados brasileiros, e de outros países como Israel e Estados Unidos.
Com o objetivo de imergir no mundo tecnológico, havia as arenas Hackathon para cadeias produtivas, Coding Challenge, Maker & Kids. E para fechar negócios a Arena Business Sebrae era o local apropriado deste encontro de parcerias promissoras. E os resultados também surpreenderam a organização, pois ultrapassaram a cifra de R$ 2,5 milhões em negócios realizados e foram prospectados R$ 30 milhões.
“Foi um mundo de descobertas surpreendentes para nossos visitantes e para o próprio ecossistema de inovação, pois observamos quão rica é a Amazônia e quão pronta está para apresentar fármacos, cosméticos, alimentos incluindo nutracêuticos, funcionais, entre outros produtos oriundos dos insumos amazônicos, tanto através da pesquisa e desenvolvimento, quanto de conhecimentos tradicionais”, comenta Fabio Calderado, gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia.
A ExpoAmazônia também inovou na participação de atores e autoridades importantes do cenário brasileiro, como o vice-presidente da República Hamilton Mourão, que fez a abertura em conjunto com representantes do MCTI e ABDI, assim como o painel mediado pelo presidente do BNDES com a presença de CEO’s de Bancos de Desenvolvimento da Colômbia, México, África do Sul, Alemanha e França.
“Depois de meses de trabalho intenso, contando com a valiosa contribuição de 77 voluntários e 12 líderes de equipes, conseguimos construir o maior evento de tecnologia da região, superando, em muito, nossas expectativas!”, destaca Vânia Thaumaturgo, presidente do conselho do Polo Digital de Manaus.