Férias, ócio produtivo e o planejamento de 2018 – parte 2

Comece now

Depois de consolidar a lista, parta para a famosa expressão “mãos à obra”. Não adianta ter sonhos maravilhosos se não começar a agir de alguma forma. Aí, vão as dicas: Primeira, não minta pra você mesmo. A pior mentira é quando jogamos pro tempo (ou falta dele), chuva ou qualquer outra condição a culpa pelos nossos tropeços. Tenho uma conhecida que reclama por estar acima do peso. Me contou que pesava 60 quilos e agora está com 80. Para justificar, ela me disse que foi “culpa” da gravidez e que não recuperou o peso normal. Detalhe, o filho dela já está com 20 anos e é culpado até hoje pelo sobrepeso da mãe.

Segunda, inicie imediatamente suas metas. É pra ser agora. O amanhã não existe. Tudo o que você pode transformar é agora. Pesquise na internet, converse com pessoas/especialistas, vá à escola, à academia, enfim, ao local e comece. Se for relacionado a dinheiro, comece economizando.

Aí a pessoa diz que não sobra dinheiro para poupar. Analise onde os recursos estão sendo aplicados, certamente algo pode ser cortado. Mesmo poupando pouco, com o passar dos meses já será mais expressivo do que se não tivesse começado. Se for investir, pesquise e busque orientação, dê o passo no momento oportuno.

Vamos pra terceira dica, que é fundamental: crie e cultue bons hábitos, substituindo os negativos.  Você não precisa fazer disso uma penitência, mudando de uma hora para outra. Mas, disciplina e foco são necessários!

A primeira semana na academia de ginástica é cruel, mas vá. Se não der pra fazer muitos exercícios, faça uma caminhada. Comece! Depois da resistência inicial, com o novo hábito, ficará mais agradável e entrará na rotina. O mesmo para o restante! Anime-se e curta cada meta conquistada, afinal a motivação impulsiona a continuidade.

Ajudinha a mais

Mas, nem todos nós conseguimos manter essa disciplina, então outra dica é investir em uma consultoria com um Coach (qualificado). Esse profissional pode ajudar no alcance dos objetivos, como pensa a Leuza Medeiros, da Diretoria de Relações com os Associados da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH-AM), a qual diz que “se a pessoa tem o objetivo de se organizar melhor, certamente terá resultados positivos com o Coaching, que o ajudará a ter insights, definir caminhos e meios e, consequentemente, alcançar seus objetivos”.

Enfim, o mundo da ilusão é muito sedutor, mas o da realização é palpável, traz retornos. A gente não se transforma de um dia pro outro e nem na noite da passagem do ano, mas, planejando e executando, vamos conseguindo superar os desafios, aproveitando o ócio produtivo, já que como dizia o filósofo e historiador francês, Alexandre Koyré: “não é no trabalho que nasce a civilização: ela nasce do tempo livre e do jogo”. Boas férias!

Compartilhar

Últimas Notícias