O Amazonas é um dos estados beneficiados pelo novo edital do Projeto Floresta+ Amazônia, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Com financiamento do Fundo Verde para o Clima (GCF), o projeto pretende fortalecer a economia de base florestal nos territórios amazônicos, respeitando suas vocações produtivas e incentivando o uso sustentável dos recursos naturais. No Estado serão contempladas as regiões do Madeira e do Médio Solimões-Juruá, no estado.
O edital selecionará uma organização da sociedade civil (OSC) para apoiar tecnicamente associações, cooperativas e pequenos negócios ligados à produção familiar.
O foco é ampliar o acesso ao crédito rural, capacitar agentes de crédito especializados em agroecologia e bioeconomia e promover a gestão produtiva sustentável.
Para isso, a OSC vencedora será responsável pela implementação do Programa de Formação em Sociobioeconomia e Agroecologia, que formará 100 técnicos e apoiará pelo menos 50 organizações comunitárias.
As atividades incluem regularização documental e ambiental, elaboração de planos de crédito e acompanhamento técnico por quatro meses.
As propostas podem ser enviadas até 9 de junho de 2025, às 23h59, para o e-mail: contato@florestamaisamazonia.org.br, com o assunto “RFP 001/2025 Inovação / Projeto Floresta+ Amazônia [nome da instituição proponente]”.
Antes disso, uma audiência pública virtual será realizada no dia 5 de junho, às 14h. Interessados devem solicitar o link pelo mesmo e-mail.
Fonte: Real Time 1.