A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) entregou mais de 11 mil Kg de ração para peixes em comunidades da Terra Indígena (TI) Raposa Serra do Sol, em Roraima. A ação, realizada entre os dias 14 e 18 de julho, tem como objetivo apoiar as iniciativas de piscicultura em comunidades indígenas, fortalecer a segurança alimentar e a economia comunitária e incentivar práticas produtivas sustentáveis. É o que destaca a coordenadora regional da Funai em Roraima, Marizete de Souza.
“Essa entrega foi uma etapa importante para apoiar os produtores indígenas que hoje desenvolvem a criação de peixes em suas comunidades. A Funai tem um papel fundamental no fortalecimento da produção indígena e seguimos comprometidos em garantir condições para que as comunidades alcancem autonomia e sustentabilidade em suas próprias atividades produtivas”, destaca.
Foram contempladas 22 comunidades indígenas dos municípios de Uiramutã e Amajarí. São elas: Ticoça, Upatakon, Warapata, Morro, Maturuca, Caju, Água Fria, Caraparú I, Caraparú IV, Manaparú, Waromada, Sol Nascente, Deus te Ama, Urinduk, Popó, Monte Muria I, Fé em Deus, Camararém, Socó, Tamanduá, Araçá e Guariba.
A ação foi realizada por meio da Coordenação Técnica Local (CTL) de Uiramutã, vinculada à Coordenação Regional (CR) da Funai em Roraima, e vai ao encontro da atribuição da autarquia de promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas. A Funai atua para promover ações de etnodesenvolvimento, conservação e recuperação do meio ambiente nas terras indígenas com foco em assegurar a autonomia dos povos indígenas.
Fonte: Fundação Nacional dos Povos Indígenas/Governo Federal.
Foto: Divulgação/Funai