A Fundação Dom Cabral (FDC) alcançou a 7ª posição no Ranking de Educação Executiva do Financial Times 2023. Com isso, a instituição se tornou a única brasileira a figurar entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo.
Cerca de 80% do ranking geral do Financial Times é composto pela combinação de programas elaborados de acordo com as necessidades das empresas, chamados customizados, e de programas abertos, que levam em consideração critérios como preparação, métodos e materiais de ensino, corpo docente e custo-benefício, entre outros.
Em 2023, na categoria Customizados, a FDC alcançou o 11º lugar. Já na categoria Abertos, a instituição ficou em 7º, duas posições acima do que no ano anterior. A vice-presidente da Fundação Dom Cabral, Paula Simões, ressalta a importância da conquista.
“Estamos muito felizes com o resultado porque eles são, antes de mais nada, a prova de um trabalho árduo, como mostra nosso desempenho desde que participamos pela primeira vez do ranking, em 2005, quando ficamos na 12ª colocação geral. O ranking reforça nossa qualidade, preparo, flexibilidade e capacidade de adaptação. Somos uma escola de educação executiva que cocria experiências de aprendizagem transformadoras, capazes de promover conexões significativas, unindo rigor científico, conhecimento aplicado e afetividade”
Os 20% restantes do ranking são compostos por critérios que a escola tem que responder sobre clientes internacionais, programas no exterior, crescimento em receita, número e qualidade das escolas parceiras e diversidade no corpo docente.
Com quase cinco décadas de atuação, a Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios com foco em Educação Executiva, Educação Acadêmica e Educação Social, e objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Só em 2022, cerca de 46 mil profissionais passaram pela instituição.
Já o Financial Times é um dos principais jornais sobre economia e negócios do mundo todo. Fundado em 1888 em Londres, a publicação é uma referência quando o assunto é economia e é conhecido como o “periódico superior do Reino Unido”. Além da edição inglesa, ele também possui edições diárias nos Estados Unidos e na Ásia.
Destaques da Fundação Dom Cabral no Ranking do Financial Times:
Customizados
- Programme Design: a FDC ficou em 4º, subindo 4 posições. Esse critério avalia flexibilidade do curso e a disposição das escolas de complementar seu corpo docente com especialistas externos;
- Faculty: a FDC ficou em 5º, subindo 4 posições. Esse critério avalia qualidade do ensino e até que ponto o corpo docente trabalhou em conjunto para apresentar um programa coerente.
Abertos
- Course Design: a FDC ficou em 3º, subindo 6 posições. Esse critério avalia flexibilidade do curso e adequação do tamanho, estrutura e design da turma;
- Teaching methods and materials: a FDC ficou em 3º lugar, subindo 2 posições. Esse critério avalia até que ponto os métodos e materiais de ensino foram contemporâneos e apropriados, incluíam uma mistura adequada de rigor acadêmico e relevância prática.
- Preparação: a FDC ficou em 4º lugar, subindo 3 posições. Esse critério avalia fornecimento de informações antecipadas sobre o conteúdo do programa e o processo de seleção de participantes.
*Com informações do site Itatiaia