Acessório “impresso” por Quinn Callander evita que as máscaras tenham de ser presas à orelha. Design está disponível na internet e já foi baixado milhares de vezes

Quinn Callander: garoto é escoteiro e quis ajudar após ver apelo de hospital canadense (Foto: Reprodução/Facebook)
Em meio aos esforços contra o coronavírus, uma realidade tem ganhado cada vez mais evidência: o esforço e as dores dos enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde na linha de frente contra a covid-19. Imagens de profissionais com o rosto marcado pelas máscaras de proteção, por exemplo, têm circulado pela internet mundialmente. Foi o que moveu o garoto canadense Quinn Callander a ajudar como podia.
Ele havia visto o apelo de um hospital por soluções que aliviassem o problema. Após encontrar um projeto na internet, usou sua impressora 3D para criar um acessório simples, mas muito útil. Ele serve de apoio para os elásticos das máscaras, evitando que elas pressionem as orelhas dos profissionais após várias horas de uso.

Protetores evitam que máscara gere pressão nas orelhas dos profissionais (Foto: Reprodução/Facebook)

Impressora 3D usada por Quinn para produzir os protetores (Foto: Reprodução/Facebook)
O design usado por Quinn foi publicado pelo canadense Ken Lord no site Thingiverse. Ele, por sua vez, adaptou a criação de outro design postado anteriormente por outra pessoa. “Eu sou apenas uma das muitas pessoas que contribuem para o esforço”, disse ele ao site Interesting Engineering. O grupo para o qual contribui já doou cerca de 4 mil desses acessórios.
Ele diz que ter seu projeto vinculado à postagem viral da mãe de Quinn foi sorte. “Graças a isso, meu arquivo foi baixado cerca de 35 mil vezes por pessoas em todo o mundo, que agora estão fazendo protetores auriculares para seus profissionais de saúde locais”, afirmou ele.