Grisalhos e o mercado de trabalho

Nos anos recentes, o mercado de trabalho vem mudando rapidamente. Vivemos um período de crise econômica que deixou mais de 14 milhões de desempregados, estamos em meio às transformações tecnológicas que impactam nas profissões e carreiras, e passando pela reforma da previdência que irá incidir ainda mais nessa temática.

E estamos todos tentando manter a empregabilidade ou partir para um novo caminho em busca da sobrevivência. Nesse universo, estão os grisalhos! Aqueles que já passaram dos 40, 50 ou até mesmo 60 anos e precisam garantir um lugar ao sol, digo, no mercado. Será que existe espaço pra essa turma?

Acredito que sim! Reportagem da Veja online, apresenta várias empresas que estão apostando nesse público, como a desenvolvedora de software Totvs que criou o programa “Geração Sênior”, a Cencosud Brasil (dona da rede GBarbosa) que iniciou o programa “Talentos Experientes”, a administradora de consórcios Embracon que também contrata profissionais mais experientes e o Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e São Paulo) que não ficou atrás e entrou na onda, criando o programa “Farma 50+”, entre outras empresas.

E você sabe o porquê dessas contratações? Bem, entre várias razões, posso destacar algumas. Em primeiro lugar, esse pessoal é de uma geração em que a educação era boa: aprendia-se a calcular operações matemáticas, escrevia-se a Língua Portuguesa na norma culta, entre outros aprendizados. Depois, podemos notar que a turma dos quarentões tem melhor equilíbrio emocional do que os jovens que não aguentam muita pressão ou são mais desgarrados mesmo. Mudam facilmente de empresa e pronto!

Mas, o mais importante a observar é que nossa população está envelhecendo rapidamente e mais cedo ou mais tarde as empresas terão que encarar esse desafio. Algumas, como as mencionadas, já se deram conta e estão implementando políticas internas de RH para receber esses profissionais.

Conforme o estudo “Envelhecimento da Força de Trabalho no Brasil”, realizado em 2013 e em parceria entre a FVG & PwC, em 2040 mais da metade da força de trabalho terão mais de 45 anos de idade!

Além disso, em 1980 nossa expectativa de vida era de 62,6 anos e em 2018, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), saltou para 76 anos! Estamos vivendo mais e melhor!

O desafio central para as empresas será criar um ambiente interageracional, alinhando comportamentos de diferentes gerações visando melhores resultados nos negócios!

Fonte: Jornal A Crítica

Compartilhar

Últimas Notícias