Foto: Freepik/@ prostooleh

Iepa abre inscrições para bolsa científica com 10 vagas remuneradas; veja edital

Estão abertas as inscrições para as bolsas de iniciação científica no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). São 10 vagas disponíveis com a remuneração de R$ 700 para acadêmicos de universidades públicas ou privadas de diversas áreas, a partir do 2º semestre.

Este iniciativa busca incentivar a ciência no Amapá, dando espaço para que as habilidades sejam desenvolvidas com pesquisas em laboratórios e em campo.

O período de atuação será de 12 meses. Para se inscrever, o candidato deve enviar a documentação necessária completa, que consta no edital e um projeto em arquivos separados, para o e-mail pibic@iepa.ap.gov.br até o dia 31 de julho.

Cada estudante poderá inscrever somente um subprojeto ou um plano de trabalho. O resultado final será divulgado no dia 21 de agosto.

O edital seleciona os bolsistas também através do Programa de Iniciação Científica financiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

De acordo com o coordenador do Programa de Bolsas do Iepa, Admilson Torres, o processo da bolsa é uma etapa essencial para a formação profissional de um acadêmico.

“A experiência de ser bolsista de iniciação científica contribui significativamente na preparação de candidatos ao mestrado e doutorado. É de extrema importância para vida acadêmica essa participação, onde o bolsista irá aprender a formular perguntas de pesquisa, buscar e analisar informações, escrever relatórios e artigos científicos, e apresentar seus resultados em eventos e congressos”, disse.

Requisitos para os candidatos

 

  • Estar matriculado no curso de graduação, a partir do 2º semestre até o antepenúltimo semestre em instituições públicas ou privadas;
  • Ter o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), igual ou superior a 7,0 ou 70% comprovado em Declaração de Rendimento Escolar atualizado;
  • Ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;
  • Não ter vínculo empregatício ou qualquer outro tipo de bolsa;
  • Estar em dia com as obrigações do PIBIC de anos anteriores;
  • Possuir uma conta no banco indicado no edital, até a data do Termo de Aceite;
  • Se o candidato for bolsista do CNPq, o Termo de Aceite deve ser enviado até o dia 12 do mês em que foi indicado como bolsista.

Fonte: G1.

Compartilhar

Últimas Notícias