INDT promove Kick-off do Programa Jornada Amazônia 4.0 nesta quarta-feira

Após o início do Programa Jornada Amazônia 4.0, que aconteceu no dia 9 de setembro, nesta quarta-feira (22), o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) está promovendo o Kick-off de abertura do programa, evento que contará com as empresas selecionadas pelo edital e demais parceiros da iniciativa: a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Schneider Eletric Brasil e Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do professor doutor Sandro Breval – UFAM.

A ideia é que o evento destaque as principais etapas do Programa Jornada Amazônia 4.0 e como as parcerias fomentarão o empreendedorismo tecnológico na região Norte por meio de transformações inovadoras pautadas na Indústria 4.0.

Sobre o programa

O Programa Jornada Amazônia 4.0 visa proporcionar oportunidades de experimentação de novas tecnologias, processos e modelos de negócios em empresas dos setores de plásticos, eletroeletrônicos e metalomecânico, que estão instaladas no PIM, com a intenção de acelerar a difusão dos conceitos, práticas e aplicações da Indústria 4.0.

O projeto contará com a fase de diagnóstico, onde as empresas passarão por uma série de estudos relacionados às possíveis mudanças que podem ser aplicadas em seu modelo de negócio a partir dos conceitos 4.0; e com a fase de implementação, a qual os conceitos da transformação 4.0 serão empregados dentro das empresas.

Ao total, serão investidos 3 milhões de reais no programa a serem utilizados no processo de transformação das empresas selecionadas, que durará 13 meses.

O Programa Jornada Amazônia 4.0 também conta com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM).

A importância da difusão dos conceitos 4.0

De acordo com Bruno Jorge, coordenador de indústria 4.0 da ABDI, por ser um conceito recente no país a Indústria 4.0 deve ser difundida e promovida na região, devido aos benefícios às empresas. “Como o conceito de Indústria 4.0 é novo, é preciso ser discutido e difundido dentro das empresas, portanto, esse é o foco do programa. Vale a pena mostrar os benefícios desses conceitos para os processos e modelos de negócios das empresas do PIM, pois, dessa forma, além de se incentivar o uso de novas tecnologias, conseguiremos alcançar evolução tecnológica significativa no ecossistema das empresas da região Norte”, destaca.

Estrutura

As atividades serão implementadas graças ao laboratório de inovação FaBLaB powered by EcoStruxure™️, parceria entre o INDT e Schneider Electric, a ABDI busca se aproximar do segmento industrial, devido à expertise e capacitação desses dois parceiros.

O INDT, por sua vez, abraçou o projeto porque acredita no poder da transformação da tecnologia e da inovação, e segue auxiliando as indústrias participantes na implementação das inovações em Indústria 4.0 e contribui para o crescimento do ecossistema de Manaus para que, com as inovações na indústria local, o PIM receba investimentos no setor e novas oportunidades de atuação no mercado.

Marcus Caxias, gerente de projetos do INDT, ressalta também a importância de inciativas como essa na região e também o papel que os institutos nesse processo de difusão dos conceitos 4.0. “Essa parceria aconteceu porque acreditamos que é muito importante trabalhar na difusão da Indústria 4.0 na região, até mesmo porque o INDT sempre promoveu a inovação . Por isso, não pensamos duas vezes em participar desse projeto e poder contribuir no processo de transformação tecnológica de diversas empresas do PIM”, finaliza.

O Programa Jornada Amazônia 4.0, ao longo de sua duração, além da análise e diagnóstico dos processo das empresas selecionadas e da aplicabilidade dos conceitos 4.0, também contará com diversas atividades, tais, como: cursos, treinamentos, workshops, mentorias e acompanhamento.

SERVIÇO

Data: 22/09 (quarta-feira)

Horário: 14h

Transmissão ao vivo via Zoom: https://bit.ly/JornadaAM4

Compartilhar

Últimas Notícias