Indústria do Pim produz 180 mil bicicletas no primeiro semestre

As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 180.533 unidades no primeiro semestre deste ano. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o desempenho foi semelhante ao registrado no mesmo período do ano passado.

A categoria das elétricas continua em destaque. De janeiro a junho, 18.223 unidades saíram das linhas de montagem, volume 122,6% superior ao registrado nos seis primeiros meses de 2024.
“No acumulado do ano, as bicicletas elétricas já representaram 10,1% do volume total produzido, ocupando a quarta posição entre os modelos mais fabricados no Polo Industrial de Manaus. Atualmente, as associadas oferecem 45 modelos ao consumidor”, explica o vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Fernando Rocha.
Rocha destaca, ainda, que as fabricantes mantêm o ritmo de recuperação. “As associadas estão investindo cada vez mais para oferecer ao mercado produtos avançados, com tecnologia de ponta e elevados padrões de qualidade e segurança”, enfatiza.
Em junho, foram produzidas 30.292 unidades, o que representa uma retração de 1,8% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 4,2% na comparação com maio.
Para 2025, a estimativa da Abraciclo é chegar a produção total de 320 mil bicicletas.

Produção por categoria
A Mountain Bike (MTB) foi a categoria mais produzida no primeiro semestre. No total, foram fabricadas 94.386 unidades, o que representa 52,3% do volume total. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (19,7% da produção), seguida pela Infantojuvenil (14,3%).
As posições foram mantidas no ranking mensal. Confira os números e os comparativos com o mês e ano anteriores:

Distribuição por região
Com 100.689 unidades e 55,8% do volume total fabricado, a região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM no primeiro semestre. Em segundo lugar, ficou o Sul (com 14,7% da fabricação), seguido pelo Nordeste (13%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6,5%).
O levantamento de junho confirmou a manutenção das duas primeiras posições do ranking: Sudeste (com 57,1%) e Sul (16,3%). O Centro-Oeste ultrapassou o Nordeste no volume de bicicletas recebidas, com 9,7% do total, contra 9,6% destinadas à região nordestina. Em quinto lugar, ficou o Norte (7,4% da produção).

Fonte: D24am.

Foto: Divulgação/Houston

Compartilhar

Últimas Notícias