Foto: divulgação

JANEIRO BRANCO: Literatus reforça ações em prol da saúde mental e emocional

Durante este mês janeiro, o Centro de Ensino Literatus realizará ações com o intuito de reforçar a importância de promover um ambiente saudável, com acolhimento, encorajando a busca por acompanhamento profissional qualificado. A iniciativa da instituição faz parte do reforço na campanha Janeiro Branco, que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Alunos, professores, colaboradores e parceiros do Literatus vão participar de várias atividades, entre elas, roda de conversa e palestras de sensibilização.

 

No próximo dia 10, a psicóloga do Centro de Ensino Literatus, Neyliane Xavier, estará no Instagram e Tiktok da instituição, dando orientações sobre saúde mental e emocional. Do dia 13 a 17, é a vez da turma do programa Jovem Aprendiz participar de uma semana de conscientização com a enfermeira e professora Ariana Sampaio. No dia 20, a instituição promove sensibilização na empresa Musashi, com a psicóloga Neyliane Xavier.

 

Segundo a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha, a ideia é que a programação seja uma oportunidade para abrir diálogo com toda a comunidade que faz parte da instituição. “Além disso, promover a conscientização sobre a importância de tratarmos esse tema e criarmos as condições para identificar, lidar e estimular a busca por suporte profissional quando necessário”, destacou.

 

Desde sua criação, o Janeiro Branco já mobilizou milhões de pessoas em todos os estados brasileiros e vem ganhando visibilidade internacional. Em 2025, o movimento espera ampliar ainda mais o alcance, envolvendo a população, empresas, instituições públicas, mídias e governos em iniciativas que promovam o bem-estar psicológico e o desenvolvimento de uma cultura da saúde mental em todas as relações humanas.

 

Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em relação a transtornos de ansiedade, o Brasil é o líder no mundo de acordo com uma pesquisa da OMS divulgada em 2019. Novos dados divulgados em 2023 apontam que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade.

Fonte: Portal Jander Vieira.

Compartilhar

Últimas Notícias