Agosto de 2022. Mais precisamente sábado, 31 de agosto, data que ficou marcada na história da jovem Brunna Gomes do Vale, de Goiânia. Passava das 15h quando foi comunicada que havia sido selecionada para realizar o sonho de fazer intercâmbio na Europa.
“Custei a acreditar. Parece que estou vivendo um sonho! Estamos às vesperas do embarque e com uma expectativa muito grande para a viagem, porque sei que será uma oportunidade única em minha vida”, conta.
A história de Bruna se confunde com a de outros 11 jovens selecionados para uma jornada intelectual que começa no próximo dia 11 de novembro, rumo à Europa. A experiência é promovida pelo Programa “Jovem Embaixador Demà”, da Demà Jovem by Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), entidade não governamental voltada à capacitação tecnológica de jovens aprendizes.
O programa “Jovem Embaixador Demà” trabalha com ações de socioaprendizagem e tem parceria com empresas públicas e privadas, além de órgaõs públicos, contribuindo para que mais de 25 mil jovens dêem o primeiro passo na vida profissional. São jovens como Bruna, que, aos 16 anos, teve sua dedicação à jornada de trabalho de quatro horas em quatro dias da semana na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás, refletida nesta oportunidade de viver uma semana de imersão cultural inédita nas cidades de Lisboa, Barcelona e Bruxelas.
Esta é a primeira edição do intercâmbio promovido pelo Programa e para definir os nomes que terão seus passaportes carimbados, a entidade realizou uma seleção rigorosa a partir das quase duas mil inscrições realizadas.
“Os aprendizes tiveram que preencher uma série de requisitos, como ser aluno da rede pública, apresentar bom desempenho escolar, ter pouca ou nenhuma experiência no exterior e pertencer à camada socioeconômica menos favorecida. Quando chegamos aos 100 selecionados, recebemos uma avaliação individualizada feita pelos mentores que acompanham estes jovens em suas carreiras. Após esta análise, eles passaram por um teste de redação e depois de uma nova sleeção, chegamos aos 12 escolhidos para realizarem este sonho” explica o CEO da Renapsi, Juan Carlos Moreno.
Ainda de acordo com o executivo, os estudantes selecionados terão a oportunidade de expandir seus horizontes e conhecer outras culturas e realidades, trocando experiências com jovens de outros países e mostrando ao mundo o papel transformador da juventude para a sociedade. Mas antes de fazer as malas, é preciso preparação.
“Nas últimas semanas, os jovens participaram de diversas atividades, como visita ao Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, aulas semanais de espanhol para chegarem conhecendo um pouco melhor o idioma local”.
Iniciativa de impacto social
Inédita, a iniciativa faz parte de uma estratégia de transformação social, desenvolvida em parceira com a União Eruopeia para transformar a vida de jovens de todo o Brasil, por meio de oportunidades, educação, inovação e tecnologia.
Na viagem, os estudantes terão momentos de cultura e tudo está sendo cuidadosamente preparado pela organização do Programa, que oferece desde vestimentas específicas para o clima europeu, material de apoio e acompanhamento full time de tutores especializados em viagens com jovens e adolescentes.
Na programação, estão previstos passeios históricos e culturais, visita à Exposição Smart City, encontro no Parlamento Europeu em Bruxelas, visita à Fundação da Juventude em Lisboa e intercâmbio cultural com jovens da Cataluña.
“Queremos empoderar os nossos jovens de hoje para construir um amanhã de multiplas oportunidades iguais para todos. Por isso, precisamos de ações efetivas para expandir o conhecimento e nada melhor do que um intercâmbio para que eles troquem experiências enriquecedoras além das fronteiras. Nosso objetivo é que o mundo olhe para os jovens como verdadeiros agente de transformação social”, conclui Juan.
A Renapsi
A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, Renapsi, está presente em 25 estados fomentando a educação, a distribuição de renda e o protagonismo juvenil a partir da inclusão laboral. Há mais de 30 anos em atividade no Brasil, a rede consolida tecnologia social com o atendimento de mais de 200 mil famílias e certifica para a implantação do programa na Europa.
Por meio da Demà Jovem, a Renapsi oferece uma tecnologia social, integrada a uma Aliança Global e desenvolvida em parceria com a União Europeia em seis países: Espanha, Itália, Portugal, Romênia, Suécia e Holanda. O Demà Jovem by Renapsi é sinônimo de transformação social positiva na vida de jovens, empresas e de toda a sociedade, aliando tecnologia, educação, oportunidade e geração de renda.