Foi durante uma viagem à China em 2008 que o engenheiro Bruno Affonso percebeu a praticidade das bicicletas elétricas como meio de transporte não poluente. A partir disso, surgiu a ideia para criação da Light Eletric Vehicle (Lev), que desde 2010 vem ganhando espaço no mercado de bikes elétricas no Brasil. Agora, a empresa planeja um novo passo: a inauguração de uma fábrica em Manaus (AM). A expectativa é crescer 70% com a chegada dos produtos brasileiros ao portfólio.
No início do negócio, Bruno convidou o irmão, Rodrigo Affonso, para empreender no ramo. Ele continuou na China estudando sobre o mercado, enquanto Rodrigo passou a se dividir entre a empresa e o seu escritório de advocacia. Com contatos na indústria asiática, eles começaram a desenhar os próprios modelos e a importar os produtos pré-montados para o Brasil.
Os irmãos começaram vendendo as bicicletas pela internet e para os amigos, operando de forma improvisada na casa dos pais, no Rio de Janeiro. Mas logo começaram a pensar mais longe, e em 2010 abriram a primeira loja física, na Barra da Tijuca. “Inauguramos uma loja estilo butique. O nosso objetivo era uma loja que não tivesse a cara de uma bicicletaria tradicional e proporcionasse uma experiência única ao cliente”, explica Bruno.
Rodrigo conta que a tática deu certo. “O cliente que passava na frente da loja tinha curiosidade e em algum momento entrava para experimentar. Ao conhecer a loja, sempre indicamos que o cliente experimente o produto, que ele ande um pouco com a bicicleta. Não tem erro, quem experimenta quer comprar. Brinco que a bicicleta se vende sozinha”, detalha.
Em 2016, com a ascensão do negócio, Rodrigo fechou o escritório de advocacia e passou a se dedicar exclusivamente à empresa. Atualmente, a Lev trabalha com seis modelos de bikes elétricas, com valor médio de R$ 8 mil, além de acessórios. Ao todo, a empresa conta com 35 lojas espalhadas por Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e outras seis capitais.
Para 2023, o objetivo é inaugurar mais cinco unidades. Outra novidade para este ano é o lançamento de um novo produto. “Essa nova bike é uma variação melhorada do nosso número um em vendas. Esperamos que em um ano ela seja o modelo mais vendido”, adianta Rodrigo.
“Apesar de todo o reflexo negativo da pandemia de Covid-19, conseguimos ter um crescimento médio de 38%. Se formos comparar nos últimos quatro anos, a Lev cresceu 56,1%”, complementa. No ano passado, o crescimento foi de 67,6%, e a expectativa é chegar aos 70% em 2023.
Produção 100% nacional
Almejando atingir esse crescimento, a empresa se prepara para abrir uma fábrica na Zona Franca de Manaus. Segundo os fundadores, o passo vai possibilitar que a Lev tenha uma produção 100% nacional do seu produto. “Olhamos para uma produção em Manaus desde 2017, mas o volume que tínhamos não era suficiente para manter uma linha de produção por ora”, comenta Rodrigo. Bruno complementa que também existia um receio em acabar perdendo a qualidade do produto. “Com um menor volume, acabaríamos abrindo mão de detalhes do produto que são importantes”, detalha.
Para a instalação da fábrica, a empresa tem apostado em players que já estão no local para utilizar estruturas já montadas. “Queremos começar pequeno, a ideia não é abrir uma fábrica gigantesca. Começamos a enviar os primeiros contêineres para Manaus, e neste primeiro momento vamos focar na produção de três produtos que representam 74% das nossas vendas. Paralelamente, vamos importar esses mesmos produtos por três meses. O passo seguinte é que até o final do ano a gente vire a chave em 100% dos produtos”, explica Rodrigo.
Os empreendedores avaliam que a abertura da planta em Manaus vai possibilitar uma maior oferta de produtos para o consumidor, mas não garante que eles ficarão mais baratos. Porém, eles apostam no desenvolvimento de um futuro produto que possa ser a porta de entrada para consumidores. “Ainda não definimos, mas queremos investir num produto abaixo do preço para ser como o primeiro passo para o mundo da bike elétrica. Acreditamos que aos poucos essa pessoa vai passar a investir cada vez mais”.
Aluguel de bikes elétricas
Além da venda das bicicletas, a Lev tem ainda um braço de locação para empresas e consumidor final em São Paulo. A empresa oferece dois modelos de bicicletas elétricas, com tempo de carregamento entre 5 e 8 horas. O aluguel custa a partir de R$ 389. “Esse é mais um passo que damos para disseminar o uso de veículos elétricos e ajudar a comunidade, em especial em São Paulo, cidade em que a mobilidade urbana é importante e essencial”, afirma Rodrigo. Os aluguéis estão disponíveis nas lojas da capital paulista, localizadas nos bairros Itaim, Jardins, Vila Nova Conceição, Vila Mariana, Pinheiros e Moema.
*Com informações do site Simmmem