Em 2024, o Amazonas totaliza 577,7 milhões de dólares em exportações de 1.023 produtos para 84 países. Os dados são da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Os 13 municípios exportadores no Amazonas são: Manaus, Boca do Acre, Carauari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Tefé e Silves.
Manaus lidera com 89% das exportações, totalizando 513,2 milhões de dólares. Presidente Figueiredo aparece em segundo com 9%, ou 53,5 milhões de dóalres.
Fecham o pódio dos 5 maiores exportadores do estado os municípios de Itacoatiara ( $5,5 milhões), Iranduba ( $2,1 milhões) e Manacapuru ($1,6 milhões).
Confira quanto faturou cada município com os principais produtos exportados e destinos das exportações do Amazonas:
- Boca do Acre exportou 26,8 mil dólares em madeira para a Itália;
- Carauari vendeu 69,3 mil dólares em filés de peixes para a Suíça;
- Humaitá exportou 880 dólares em aparelhos elétricos de ignição para a Guatemala;
- Iranduba exportou 2,1 milhões de dólares em madeira e filés de peixes para o Canadá, Espanha, Estados Unidos, Holanda e Portugal;
- Presidente Figueiredo enviou 52,5 milhões de dólares em ferro-ligas para a China e Índia;
- Parintins exportou 18,8 mil dólares em plantas e sementes para a França;
- Maués vendeu 62,7 mil dólares em óleos essenciais também para a França;
- Manacapuru exportou 1,5 milhão de dólares em peixes congelados para a Colômbia, Peru e Coreia do Sul, além de 30,8 mil dólares em pedra calcária para a Guiana;
- Itacoatiara exportou 4,4 milhões de dólares em madeira para Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França e Holanda, e também vendeu soja, água mineral, carne suína e outros produtos para Bahamas, Chipre, Filipinas, Grécia, Hong Kong, Libéria, Malta e Noruega.
Já Manaus, a principal cidade exportadora do estado, teve como seus cinco principais produtos de exportação:
- 98,9 milhões de dólares em óleos de petróleo para os Estados Unidos;
- 96,6 milhões de dólares em preparações alimentícias para os Estados Unidos, América Latina, Europa e Ásia;
- 91,7 milhões de dólares em ouro para Alemanha, México e Reino Unido;
- 70 milhões de dólares em motocicletas para 23 países;
- 53 milhões de dólares em ferro-ligas para China e Índia.
A Alemanha é o principal destino dos produtos produzidos ou extraídos no Amazonas chegando a 92 milhões de dólares, seguida pela China ($63,2 milhões), Estados Unidos ($60,4 milhões), Argentina ($42,8 milhões) e Bolívia ($39,9 milhões).
Entre os produtos mais vendidos, destacam-se outras preparações alimentícias (96 milhões de dólares), ouro (91,7 milhões de dólares), outros óleos de petróleo (79,5 milhões de dólares), motocicletas (57,5 milhões de dólares) e ferronióbio (53,5 milhões de dólares).
Para o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, o desempenho das exportações, em junho de 2024, reflete a capacidade do Amazonas de diversificar seus mercados e produtos.
“Estamos comprometidos em acompanhar de perto a evolução do nosso comércio exterior, fortalecendo ainda mais a economia do estado”, destacou o secretário.
Fonte: Real Time 1.