Mais de 55 mil universitários no Amazonas têm dívidas com faculdades, diz Serasa

Uma pesquisa recente da Serasa revela um cenário financeiro desafiador para estudantes universitários no Brasil. O estudo aponta que 35% dos universitários possuem alguma dívida em aberto com a faculdade. No Amazonas, esse número atinge 55.721 estudantes, que enfrentam débitos com instituições de ensino superior.

Segundo o levantamento, o desemprego é o principal motivo para o endividamento, citado por 22% dos entrevistados. Problemas pessoais ou familiares (13%) e redução de renda (9%) também são fatores significativos. A pesquisa, realizada em parceria com a Mindminers, mostra que 34% dos endividados têm débitos que ultrapassam o valor de cinco mensalidades, e 32% dessas dívidas estão pendentes há mais de dois anos.

O impacto do endividamento vai além das finanças. De acordo com o estudo, 48% dos estudantes sofrem com ansiedade, insônia ou estresse por causa das pendências.

Além disso, 45% deles precisaram adiar planos de vida importantes, como a formação ou a compra de um imóvel. “O peso das dívidas vai muito além do financeiro, afetando o bem-estar e o desempenho dos alunos, dentro e fora da sala de aula”, comenta Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.

Apesar das dificuldades, a confiança na renegociação é alta: 64% dos estudantes se mostram dispostos a quitar as dívidas nos próximos dois anos.

A Serasa disponibiliza uma plataforma com mais de 7,8 milhões de ofertas para 2,8 milhões de estudantes de todo o Brasil, com descontos que podem chegar a 95%. No Amazonas, há 156.060 ofertas de 51 instituições de ensino superior.

Fonte: Portal Você.

Foto: Reprodução

Compartilhar

Últimas Notícias