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Manipulação: rede de farmácias anuncia expansão nacional

A pandemia de Covid-19 fez com que, nos últimos anos, os cuidados com saúde física e mental aumentassem no país. De acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo Hibou em 2021, 90% da população afirmou que cuidaria melhor da saúde por conta da crise sanitária que atingiu todo o planeta.

Neste período, os medicamentos que elevam a imunidade do indivíduo fizeram com que as maiores redes de farmácia do país fechassem 2021 com faturamento de 67,5 bilhões de reais, o que representa um aumento de 16,04% em relação a 2020, segundo dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). A alta foi puxada, sobretudo, pelo aumento nas vendas dos medicamentos isentos de prescrição, categoria que inclui Vitaminas A e remédios para dor de cabeça – foi o segmento que mais cresceu, com aumento de 22,9% em relação a 2020.

O Brasil é o sexto maior mercado farmacêutico do mundo, segundo dados de um levantamento internacional do IMS (Institute for Healthcare Informatics), baseado em indicadores da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), e é neste contexto que o Grupo Roval marca a expansão nacional das suas marcas para o próximo ano, com o objetivo de levar saúde personalizada para todo o Brasil.

Com mais de 30 anos de atuação no mercado farmacêutico, o Grupo Roval, genuinamente Pernambucano, conta hoje com mais de 50 operações da Farmácia Roval em todo o Nordeste do Brasil, além de 5 unidades da Roval Pet, marca do grupo voltada exclusivamente para a manipulação de medicamentos e suplementos para animais de estimação ou silvestres.

Rede pretende avançar com o modelo de franquias

De acordo com CEO da Farmácia Roval e Roval Pet, Charles Tokarski,  o plano de expansão é para todo território nacional, com soluções de modelos de negócios direcionados para grandes e pequenos centros comerciais. Os modelos de franquias do Grupo Roval são chancelados por renomados órgãos especialistas em franchising, contando com selos de certificação da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, da Editora Globo.

O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar ganhou destaque entre as áreas com maior faturamento no primeiro trimestre deste ano, com 13,4%, logo atrás de Moda (13,5%), e à frente dos segmentos de Casa e Construção (9,3), Foodservice (9,1%) e Alimentação – Comércio e Distribuição (7%), de acordo com a Pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

De modo geral, o franchising cresceu 8,8% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período no último ano – o quarto período de altas consecutivas. Segundo a ABF, a receita do setor passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Outrossim, surgiram 2.771 novas operações de franquias no país, totalizando 173.770 operações. O levantamento foi realizado entre os dias 5 de abril e 6 de maio de 2022.

Charles Tokarski afirma que o objetivo com a expansão nacional é chegar a 100 operações das marcas até dezembro de 2023, oferecendo soluções farmacêuticas.

“Queremos apresentar a mais pessoas as possibilidades da farmácia de manipulação, que pode oferecer medicamentos pensados exclusivamente para cada indivíduo, atendendo às suas necessidades mais específicas e garantindo adesão e eficácia no tratamento”, diz ele.

Por fim, o empresário ressalta que a farmácia de manipulação visa se destacar atendendo rigorosos critérios de qualidade e oferecendo medicamentos personalizados, seja na quantidade, onde o cliente pode definir o número de doses a ser adquirido ou na forma farmacêutica, uma vez que os medicamentos podem ser dispensados em cápsulas, sachês, chocolates terapêuticos ou até em formato de petiscos para os pets.

*Com informações do portal Comunique-se

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