— Foto: Divulgação/UBM
Para quem busca se profissionalizar e já está de olho nas tendências do mercado, o momento é este.
É nítido que o mercado de trabalho está mudando. E, para acompanhar essa evolução, nada melhor que estar por dentro das tendências e apontamentos dos principais setores e profissões do futuro, especialmente se a intenção é fazer parte ou se destacar nele.
Segundo uma pesquisa da BBC, 65% das crianças que entram hoje no Ensino Fundamental irão trabalhar em funções completamente novas, ou seja, que ainda não existem. Um relatório publicado pelo World Economic Forum (“O relatório dos futuros trabalhos”, do inglês “The Future of Jobs Report 2018”), afirma que até mesmo as profissões comumente conhecidas como seguras irão passar por mudanças, como a área do Direito, por exemplo, além de fazer previsões sobre as profissões que vão estar em alta e as que estão por vir.
Até 2022, funções em volta de tecnologia, como Analista de dados, Cientista de dados, Desenvolvedor de softwares e aplicativos, Especialista em e-commerce e Analista em redes sociais integram a lista de profissões em destaque. Há, ainda, as funções que requerem habilidades sociais como Atendimento ao cliente, Vendas e Marketing, Desenvolvimento organizacional e Inovação.
Já no campo das previsões, a pesquisa apontou como profissões em crescimento aquelas que irão entender e aproveitar as tecnologias recém-chegadas, como Especialistas em inteligência artificial, Big Data e automação de processos, designers de experiência do usuário e interação homem-máquina e demais atuações similares.
Para atuar em grande parte dessas profissões, o profissional precisa estar qualificado com uma boa formação e, no mínimo, uma graduação em Sistemas de Informação ou uma pós-graduação em Banco de Dados, no caso da área da Tecnologia, além de especializações. Para as áreas que necessitam outras habilidades sociais, os cursos indicados são Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial ou Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Comunicação.
Fonte: G1