Mestrado USP 2020: inscrições abertas para pós-graduação

O diploma de mestrado na USP faz toda diferença na vida de quem sonha com a carreira acadêmica. A Universidade de São Paulo é uma das melhores do Brasil e também aparece em rankings internacionais. Para o primeiro semestre de 2020, mais de 700 oportunidades para pós-graduação stricto sensu serão preenchidas.

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP, está com uma oferta de 791 vagas para cursos de mestrado e doutorado. Há muitas opções para quem deseja se pós-graduar na área de humanidades.

Os editais das seleções foram divulgados no mês de julho, mas não são todos os programas que realizarão novos processos seletivos nesse segundo semestre de 2019. Geografia Física, Sociologia e Humanidades, Ciência Política e Direito e Outras Legitimidades terão seleções no início do próximo ano.

Cursos de mestrado USP (FFLCH) para 2020 com vagas abertas

Os programas de pós-graduação da USP, que recebem alunos de mestrado e doutorado, estimulam a realização de pesquisas nas áreas de Antropologia Social, Ciência Política, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, História Social e História Econômica, Geografia Humana, Filosofia, Letras Modernas, Linguística, Sociologia, entre outras. Para conferir o endereço de e-mail e número de telefone de cada departamento, clique aqui.

A faculdade, localizada na capital paulista, tem 2.664 alunos matriculados em 23 programas de pós-graduação, sendo 1.170 frequentando mestrado e outros 1.494 no doutorado.

Para obter o título de mestre, os alunos da pós-graduação precisam frequentar as disciplinas do curso e elaborar a dissertação. O trabalho requer a escolha de um orientador, que prestará assistência durante todo o período do mestrado. O prazo para conclusão do mestrado na USP varia de 24 a 48 meses

Inscrições

O prazo para se inscrever nos programas de mestrado USP segue aberto até o dia 11 de agosto de 2019. Os interessados devem preencher o formulário e pagar a taxa de participação, no valor de R$80,00. Além disso, também é fundamental atender aos requisitos gerais da pós-graduação na Universidade de São Paulo.

Além do formulário preenchido, a USP também exige outros documentos, como o diploma da graduação (ou certificado de conclusão do curso superior), histórico escolar da graduação, currículo Lattes, carteira de identidade, CPF e comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

Processo seletivo

O processo seletivo pode ter variações de um programa para o outro. Em geral, os candidatos passam por exame de conhecimentos, avaliação do projeto de pesquisa e análise dos currículos, histórico e outros documentos. Alguns programas de pós-graduação também contam com entrevistas.

A primeira fase da seleção consiste em um exame de conhecimentos da área, cuja bibliografia consta no edital. Os candidatos precisam acertar pelo menos a metade das questões para participar da segunda fase.

Dicas para aumentar as chances de aprovação

A Universidade de São Paulo oferece programas de pós-graduação com grande concorrência, portanto, vale a pena seguir algumas dicas para se destacar no processo seletivo e conseguir uma vaga. Veja a seguir algumas recomendações:

1 – Construa uma trajetória acadêmica

O seu Currículo Lattes será alvo de avaliação. Por esse motivo, é muito importante se preocupar com a construção de uma trajetória acadêmica exemplar. Vale a pena participar de congressos, simpósios, seminários e outros eventos acadêmicos. As publicações de artigos científicos e resumos também contam pontos no currículo.

2 – Leia e releia o edital com muita atenção

Cada programa de pós-graduação tem seu próprio edital, publicado a cada semestre ou apenas no início do ano. Esse documento reúne informações sobre linhas de pesquisa, etapas do processo seletivo e documentos exigidos para inscrição. Faça uma leitura atenta do edital, considerando todas as orientações.

3 – Faça um bom projeto

O projeto de pesquisa deve apresentar o tema, o problema, a justificativa, os objetivos e as hipóteses. Além disso, também é fundamental incluir a metodologia, as fontes, o cronograma, o plano de trabalho e o levantamento bibliográfico. Um bom projeto tem originalidade, coerência e clareza. Ele também não se estende muito: é composto por no máximo 15 páginas.

4 – Prepare-se para a entrevista

Na entrevista, o candidato é convidado a falar sobre o seu próprio projeto de pesquisa, inclusive a respeito das limitações. Vale a pena não se concentrar apenas no desejo de conquistar o título de mestre, mas sim destacar o interesse de ser pesquisador e contribuir com o conhecimento cientifico.

5 – Domine outros idiomas

Praticamente todos os processos seletivos para mestrado na USP exigem proficiência em idioma estrangeiro, sobretudo o inglês. Por esse motivo, é muito importante estudar língua inglesa e adquirir nível avançado de conhecimento, que envolve gramática mais complexa e interpretação de texto.

Em geral, o exame de proficiência de língua estrangeira é realizado pelo Centro de Línguas da FFLCH/USP. Tem programas de pós-graduação que aceitam apenas inglês, enquanto outros são mais abertos e admitem outros idiomas, como espanhol, francês e italiano.

Quer obter mais informações sobre as oportunidades de mestrado USP 2020 na FFLCH? Então leia os editais e tire suas dúvidas sobre as seleções. Quem tem interesse em fazer pós-graduação em outras áreas deve acessar o site da escola, faculdade ou instituto correspondente e buscar informações.

Fonte: Via Carreira

Compartilhar

Últimas Notícias