Foto: Divulgação/Belmicro

Mineira Belmicro abre fábrica em Manaus e se consagra como hub de negócios

De origem mineira, a Belmicro, voltada para o segmento de varejo e distribuição, segue dando sequência aos planos de expansão com a recente inauguração de uma fábrica em Manaus (AM). A abertura também integra o rebranding da marca, que agora se consagra como hub de negócios com portfólio multidisciplinar.

A unidade fabril de 6.400 metros quadrados (m²) foi alugada e inaugurada em maio deste ano, após investimentos na linha industrial e estrutura de armazenagem. Com a primeira emissão de nota fiscal realizada em julho, a fábrica já opera normalmente e atende clientes B2B em todo o Brasil.

No espaço, são fabricados até 2 mil aparelhos de TVs por dia. Segundo o CEO da Belmicro, Antônio Americo, o projeto da empresa – que produz nacionalmente sob a marca própria HQ Eletro – é evolutivo dado ao crescimento deste mercado.

A marca, que possui instalações nas cidades de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Extrema, no Sul de Minas, além de Serra, no Espírito Santo, revela que Manaus foi escolhida por oferecer as melhores tributações do segmento. “O mercado de TVs cresce bastante e sabemos que indústrias consolidadas no Brasil estão em Manaus graças ao regime tributário e mão de obra qualificada. A empresa está começando a tomar corpo e estamos animados”, conta.

Americo avalia ainda que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está em franca operação devido aos incentivos tributários. Além de eletrônicos, a empresa também está estruturando a produção de forno micro-ondas no espaço, também por oferecer a melhor tributação do segmento.

Em relação à mão de obra, são esperados cerca de 200 empregos diretos na fábrica da Belmicro no Norte do Brasil. As oportunidades de trabalho abarcam os setores de logística, alimentação, deslocamento e rota de funcionários, além de fornecedores para insumos locais.

Apesar do investimento em Manaus, Americo garante que atuação em Minas Gerais não será prejudicada. “Não pretendemos fazer nenhum corte fabril. Queremos voltar a produzir notebooks nacionais com a capacidade produtiva e fabril do Estado”, destaca.

Hoje, em terras mineiras a Belmicro conta com duas estruturas em Contagem, sendo uma fábrica e um centro de distribuição a nível nacional. Além disso, a marca opera uma unidade em Extrema, voltada para atender a malha de consumidores de São Paulo em eletrodomésticos e linha branca.

Para 2024, a empresa espera avançar 30% em faturamento, aumentando e rentabilizando a participação no mercado. “2024 é ano de investimento para que nos próximos dois anos possamos rentabilizá-los”, revela Antônio Americo.

Além de ampliar o alcance da marca como um todo, o desejo é expandir a venda de marcas próprias de origem nacional, que hoje correspondem a 30% do faturamento. “Com o lançamento da linha branca HQ esperamos que as marcas próprias representem 50% do faturamento da empresa”, ressalta.

Diversidade de verticais transformam Belmicro em hub de negócios

Um dos principais focos da empresa nos últimos tempos consiste na diversificação de produtos e frentes de atuação. “Começamos a identificar oportunidades e gaps no mercado isso nos exigiu uma mudança de comportamento para atuarmos como um hub de negócios”, afirma o CEO.

Para além dos produtos e serviços, Americo conta que a mudança foi estruturada de dentro para fora da empresa, aliada às estratégias internas. Um dos pontos destacados estão na escolha de profissionais capacitados para cada frente de negócio, com equipe e diretorias distintas especializadas em produtos, do varejo à geração de energia limpa.

A marca própria, um dos principais pilares desse movimento, segue ampliando a gama de produtos. Entre os produtos do portfólio, além das TVs, destacam-se itens de cocção, refrigeração, climatização, informática e outros eletrônicos.

Verticais de atuação da empresa

  • Belmicro Education: Projetos educacionais voltados para a inovação no ensino e acesso à tecnologia nas escolas
  • Belmicro Energy: Soluções em energias renováveis, promovendo a sustentabilidade e a eficiência energética
  • Belmicro Business: Foco em soluções B2B, fornecendo produtos de marca própria e soluções para empresas de diversos setores
  • Belmicro Commerce: E-commerce e portais de marketplace
  • Belmicro Partners: Parcerias e fornecedores diversos, fortalecendo a rede de colaboração, melhoria contínua e inovação

Fonte: Diário do Comércio.

Compartilhar

Últimas Notícias