Na China, filmes verticais para celular fazem sucesso e mostram como deve ser o futuro do cinema

Na era dos smartphones, pode-se dizer que os vídeos para celular são um sucesso absoluto. O Instagram lançou o IGTV, plataforma da empresa para vídeos com duração maior do que um minuto; o Netflix introduziu em seu aplicativo trailers de 30 segundos na vertical; e o Spotify tem em seus planos lançar clipes de artistas também na vertical ao longo dos próximos meses.

Mas, entre tantas iniciativas, nada se compara ao que o mercado chinês está fazendo. Por lá, gigantes da tecnologia como Tencent Baidu começam a investir nos chamados “dramas verticais chineses”: filmes, séries e novelas produzidos exclusivamente no formato vertical para que o público possa assistir pelo seu smartphone.

Tencent, dona do superaplicativo WeChat, por exemplo, lançou em 2018 as séries My Boyfriend-ish Sister e My Idiot Boyfriend. Enquanto o Baidu, o “Google Chinês”, por meio da sua subsidiária iQiyi (o “Netflix chinês”), tirou do papel as séries de humor Ugh! Life! e Arg Director.

gif_china vertical (Foto: Divulgação)

No final do ano passado, em entrevista ao Hollywood Reporter, Fu Tuo, produtor das séries do iQiyi, contou que a resposta do público foi tão positiva que a empresa já planejava lançar novos formatos, como animações e reality shows na plataforma.

Segundo o site The Next Web, alguns fatores fizeram o modelo se tornar um sucesso na China. Entre eles, episódios curtos de até cinco minutos, no máximo, com roteiros repletos de piadas e frases de efeito. Esse foi o formato encontrado para que usuários consigam assistir aos episódios até o fim, sem se deixar interromper por outras notificações do smartphone.

Outro fator relevante foi tratar o formato vertical como um gênero audiovisual. Por mais que carregue o nome de “drama vertical”, a grande maioria dos vídeos é de comédia. Com as piadas, é mais fácil manter os usuários na plataforma e as atuações expressivas dos atores fazem bom uso do formato vertical.

Fonte: Época

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