Nilton Lins e Inpa abrem nove vagas para pós-graduação em Aquicultura

A Universidade Nilton Lins, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), abriu inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, com turmas previstas para março de 2026. O cadastro é online e segue até 21 de novembro de 2025.

O programa é gratuito e reúne pesquisas focadas nas demandas amazônicas, especialmente na produção sustentável, no bem-estar animal e na conservação dos recursos naturais. É o único curso de pós-graduação da região Norte dedicado exclusivamente à aquicultura.

Entre as linhas de pesquisa, estão estudos sobre ecotoxicologia aquática, impactos de poluentes em organismos da Amazônia, sistemas de produção aquícola, equipamentos para manejo e nutrição de peixes.

Pós-graduação em Aquicultura: vagas e seleção

Ao todo, são nove vagas: cinco para mestrado (quatro de ampla concorrência e uma para cotistas racial e/ou PCD) e quatro para doutorado (três de ampla concorrência e uma para cotistas racial e/ou PCD).

As provas do mestrado serão realizadas presencialmente entre 1º e 5 de dezembro de 2025. A seleção do doutorado ocorrerá de forma remota a partir de 9 de dezembro. Todas as etapas estão detalhadas nos editais.

Os aprovados podem concorrer a bolsas de Capes e Fapeam, conforme ordem de classificação e critérios da Comissão de Bolsas.

Cronogramas, critérios de avaliação e demais informações estão disponíveis nos editais do mestrado e do doutorado.

Como se inscrever

  • Acesse: www.niltonlins.br/ppg-aqui
  • Etapas:
    • Preencher o formulário online
    • Enviar a documentação exigida nos editais
    • Anexar comprovantes de formação, currículo e carta de interesse
    • Confirmar o envio até 21 de novembro de 2025

Os editais completos do mestrado e do doutorado estão disponíveis no site do PPG-Aquicultura. Ou acesse direto aqui:

Fonte: Segundo a Segundo.

Foto: Divulgação

Compartilhar

Últimas Notícias