fintech Nubank anunciou na quarta-feira (24/04) a abertura de uma biblioteca open-source de algoritmos de machine learning. O objetivo da ferramenta é contribuir com a comunidade que utiliza a tecnologia, uma vez que a empresa já utiliza diversos projetos abertos para desenvolver seus serviços.
Chamada Fklearn, a biblioteca está aberta para contribuições e terá como foco a programação funcional. “A Fklearn embala outras bibliotecas em um formato que torna mais fácil usá-las em produção e abastece uma série de modelos que nos ajudam a resolver problemas de análise de dados aqui no Nubank”, afirma a companhia, em comunicado.
Segundo a fintech, os cientistas de dados da companhia são os “responsáveis por aplicar machine mearning e outras técnicas de inteligência artificial e análise de dados aos problemas de negócio”.
A Fklearn irá se juntar a outras bibliotecas abertas de machine learning como Xgboost, LGBM e ScikitLearn — todas utilizadas pelo Nubank. “Essas plataformas open-source permitem que toda a comunidade desenvolvedora se beneficie de conhecimento compartilhado.”
Fonte: Época