O que é Bluetooth 5.2? Entenda diferenças, alcance e compatibilidade

Tecnologia LE Audio e possibilidade de conexão múltipla estão entre as novidades da versão.

Foto: Divulgação/Bluetooth SIG

O Bluetooth 5.2 é a última versão da tecnologia, com recursos interessantes para quem pretende investir em dispositivos mais atualizados. A principal melhoria está no chamado LE Audio (Low Energy Audio, ou áudio de baixo consumo) que pode mudar a maneira como ouvimos música em dispositivos sem fio. Além de consumir menos energia, será possível conectar mais dispositivos simultaneamente e de maneira muito mais estável do que em versões anteriores.

Thank you for watching

Lançado em dezembro de 2019, o Bluetooth 5.2 ainda é minoria dentre os produtos vendidos pelo mundo — e exclusivo de categorias premium. Pelas melhorias que ele promete, pode ser questão de tempo até que domine completamente o mercado. Saiba mais sobre essa tecnologia a seguir:

Tecnologia LE Audio pode provocar mudanças nos dispositivos de som Bluetooth — Foto: Reprodução/Kickstarter

Bluetooth 5.0, 5.1 e 5.2

Lançada em dezembro de 2016, a versão 5 do Bluetooth foi um salto considerável em comparação com a versão 4.2. O alcance aumentou de 50 m para até 240 m e a velocidade dobrou de 1 Mbps para 2 Mbps. Além disso, o consumo de energia ficou muito mais eficiente.

A ideia do Bluetooth 5 é servir de base para a internet das Coisas (IoT) e permitir que vários dispositivos inteligentes se conectem entre si, como smart TVs, lâmpadas, aparelhos de som e outros utensílios do dia a dia. Por conta do baixo consumo energético e por causar menos interferência na rede wireless, a tecnologia Bluetooth acaba sendo a melhor opção para conexões sem fio desse tipo.

Em sua primeira atualização, lançada em janeiro de 2019, o Bluetooth 5.1 ganhou capacidade de localização e melhorias na descoberta e pareamento. Já na versão 5.2, lançada em dezembro de 2019, a novidade foi a implementação do LE Audio, uma nova plataforma para os dados de áudio serem transmitidos entre dispositivos sem fio.

Menos consumo de energia

A principal novidade do LE Audio é a introdução do novo codec LC3 (Low Complexity Communications Codec, ou Codec de Comunicação de Baixa Complexidade).

Até então, os codecs tradicionais (como o SBC) precisavam ocupar uma grande faixa de transmissão para enviar e receber dados sonoros entre os dispositivos. Já o LC3 utiliza uma pequena faixa inferior, que é a mesma utilizada por dispositivos com tecnologia Bluetooth LE (Low Energy), como pulseiras fitness. Isso permite que as baterias dos dispositivos de áudio (como fones ou caixas de som) durem muito mais tempo sem causar perda de qualidade, segundo o órgão Bluetooth SIG, que administra a tecnologia.

Popularizando-se o Bluetooth 5.2, a expectativa é de não apenas termos aparelhos com mais autonomia de uso como também gadgets menores. Além disso, aparelhos auditivos podem ficar mais inteligentes e auxiliar pessoas que possuam alguma deficiência.

Compartilhar

Últimas Notícias