O Teste da Mentira

Peça a uma criança e depois a um adulto para contar uma mentira. Você vai ver que a criança ao mentir tende a colocar a mão na frente da boca. O adulto tende a tocar o nariz. Quando crescemos mantemos de forma inconsciente algumas condutas, apenas aperfeiçoamos a forma de reagir a determinados estímulos.

Esse teste é útil para nos certificarmos da existência de certos padrões de comportamento diante de dada situação.

O Poder das Mãos:

O gestual das mãos e a forma de cumprimentar uma pessoa estabelecem uma relação de conexão ou distanciamento entre os interlocutores. As mãos têm o condão de influir no inconsciente alheio, seu gestual pode ser tanto envolvente quanto repelente. O uso adequado das mãos é capaz de fazer toda a diferença durante uma interação, independente do contexto.

O Aperto de Mão:

É o característico sinal de boas-vindas. Um aperto de mão firme destoa completamente com um aperto de mão “mole”. Agora muita firmeza, também pode repelir.  A tensão do aperto deve ser proporcional àquela que você recebe, podendo ser levemente mais intensa.

O Braço Estendido:

O braço estendido pode indicar imposição de distância. Se for com a mão espalmada para baixo demonstra agressividade. Diante de uma situação como essa, busque corrigir o cumprimento equilibrando a posição com a mão direita e com a esquerda segure a mão do interlocutor para endireitar para a posição vertical. Cuidado, cumprimentar com a ponta dos dedos também causa a mesma impressão negativa, indicando um certo desdém. 

A Mão Fria ou Suada:

A mão suada dá uma impressão negativa, cria uma sensação pegajosa. Seque-a num lenço, esfregue-a discretamente na roupa ou dê um jeito de fazê-lo antes de cumprimentar uma pessoa. Caso esteja com as mãos frias, tente imaginá-las sobre o fogo, esfregando-as para se aquecer, faça efetivamente o gesto antes de estar diante do seu interlocutor. Conforme o contexto, coloque-as no bolso para tentar minimizar o frio. A idéia do cumprimento é justamente é de quebra o gelo e não de criá-lo. 

O Cumprimento com as Duas Mãos:

Deve ser feito de forma confiante, olhar direto e sorriso aberto, com a referência simultânea do nome do interlocutor. Assim, você estará transmitindo confiança e honestidade. Mas cuide para usá-lo preferencialmente quando já houver vínculo entre as pessoas. É uma forma de cumprimento bastante utilizada por políticos, que tentam passar uma intimidade que, na maioria da vezes, nunca tiveram.

Compartilhar

Últimas Notícias