Estudantes desembarcam essa semana no país asiático, onde ficarão quatro meses estudando na área com todos os custos cobertos pelo Ministério da Educação da República da Coreia do Sul. Objetivo da parceria é promover intercâmbio entre as instituições e, futuramente, receber alunos sul-coreanos na escola do Recife
A CESAR School, escola do centro de inovação CESAR, e a Universidade Myongji, instituição sul-coreana de ensino superior que atua nas áreas de engenharia, ciências e humanidades, começam a colher os primeiros frutos de sua primeira parceria, iniciada em 2022. Cinco alunos da instituição de educação pernambucana desembarcam na Coreia do Sul essa semana para iniciar o intercâmbio entre as instituições. Os estudantes escolhidos cursam Design na School e estudarão cursos da mesma área no país sul-coreano. São eles: Matheus Rocha, Giovana Leão, Larissa Virgínia, Justine Cavalcanti e Natália Lopes. Pelo acordo, a CESAR School é a responsável, junto à Universidade Myongji, pela pré-seleção das alunas. O Ministério da Educação da República da Coreia do Sul concede as bolsas, que cobrem os quatro meses de estudos dos universitários, além da ajuda de custo para eles, uma tarifa de voo ida e volta e taxa de seguro.
“Os maiores beneficiados são os estudantes, que terão uma oportunidade única em suas vidas de aprimorar seus conhecimentos na área de design em um país com uma cultura secular e que certamente agregará muito à experiência deles”, diz Otávio Correia, coordenador de Relações Internacionais da CESAR School. “Para a sequência desta parceria, a ideia é abrir vagas semestrais com o parceiro e levar os nossos alunos para o exterior — os alunos sul-coreanos, claro, também poderão estudar aqui no Brasil conosco futuramente. A única diferença é que, nos próximos, o governo sul-coreano já não arcará com os custos”, comenta.
A parceria entre as instituições é mais um exemplo da internacionalização da School, com o suporte do departamento de Coordenação de Relações Internacionais, criado pela CESAR School para mapear países e instituições de educação com potencial para parcerias positivas para a escola da Recife. O objetivo da CESAR School é se internacionalizar e ter cada vez mais parceiros ao redor do globo. Hoje, a instituição tem outras parcerias: uma na Índia, que, assim como na universidade de Myongji, é especializada em Design, e outras duas em Portugal, focadas em Ciência da Computação.
Mudança de vida
Larissa Virgínia é uma das alunas beneficiadas pela parceria. Ela irá à Universidade de Myongji com o intuito de fazer pesquisas de campo e de incrementar o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que abordará a temática de Playable Cities — cidades na quais as pessoas, a hospitalidade e a abertura são fundamentais, permitindo que seus moradores e visitantes reconfigurem e reescrevam seus serviços, lugares e histórias -, Arte de Guerrilha e responsabilidade do design social.
“Sempre sonhei em fazer intercâmbio, desde muito nova. Minha família sempre me apoiou com o necessário e com o que podiam, porque, infelizmente, nunca tivemos condições de arcar com todos os custos que um intercâmbio exige. Contudo, eu sempre corri atrás de oportunidades de bolsas. Quando essa oportunidade surgiu, eu a agarrei com tudo e estou muito feliz de ver que tem dado tudo certo”, diz Virgínia.
Natália Lopes é outra das estudantes embarcando para a Coreia do Sul. Ela pretende estudar matérias do curso de Digital Contents Design da Universidade e quer desenvolver o seu projeto nessa área, já que o seu foco é justamente no design centrado no usuário e no design de produtos digitais. Ela pretende imergir ao máximo com a cultura sul-coreana, além de conectar-se com colegas e professores da Universidade, para receber todos os ganhos dessa vivência e estudos ao voltar para o Brasil.
“Sempre tive o sonho de fazer intercâmbio, conhecer países completamente diferentes e ampliar meus horizontes em relação aos estudos. Agora vou poder vivenciar tudo isso. É muito enriquecedor, tanto no âmbito pessoal como no profissional também”, comenta Nathália.
Semestrais
A CESAR School fará semestralmente chamadas com divulgações de vagas para estudantes, com o intuito de ampliar cada vez mais as oportunidades que a instituição tem internacionalmente.
“Estamos focados em oferecer o que há de melhor e mais moderno para todos os nossos alunos e os intercâmbios são prova disso. Esperamos poder ajudar muitas pessoas a mudarem de vida e a conquistarem espaços profissionais de relevância em suas áreas”, diz o Coordenador de Relações Internacionais da CESAR School
Sobre a CESAR School
A CESAR School, escola de inovação do CESAR, trabalha com o método de ensino PBL (Problem Based Learning), uma metodologia que desenvolve conceitos, teorias e práticas a partir de problemas reais do mercado, formando, assim, profissionais mais completos e com um senso crítico mais aguçado.
Além disso, o centro de ensino faz parte do ecossistema do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil, com mais de 200 empresas, localizado na capital pernambucana. Uma oportunidade única de se conectar com centenas de profissionais e entidades de todo o país.