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Pesquisa revela: mais da metade dos brasileiros da Região Norte usa plataformas digitais para falar sobre saúde mental

Em parceria com o YouGov, o TikTok anuncia os resultados de uma pesquisa para identificar as percepções das pessoas em relação a temas como bem-estar e saúde mental. De acordo com o levantamento, 60% dos brasileiros se sentem confortáveis para falar sobre sua saúde mental em plataformas digitais e comunidades online — no Norte, o número é de 56% do total de respondentes.

O estudou mostrou que, mesmo que se sintam confortáveis em conversar sobre sua saúde e bem-estar mental online, com amigos (84%) ou com um familiar (72%), quase metade dos consumidores da região apresenta receio em serem julgados caso o façam. Por isso, quando perguntados a quem recorreriam caso precisassem de ajuda, 62% responderam que buscariam por um psicólogo ou profissional especializado em saúde mental.

Para Handemba Mutana, diretor do TikTok For Good no Brasil, uma das prioridades do TikTok é garantir o bem-estar mental da comunidade e acabar com o estigma que envolve esse tema. “Estamos sempre trabalhando para criar um ambiente acolhedor e oferecer a melhor experiência a todos, além de aprimorar as ferramentas que possuímos para garantir o bem-estar geral. Mas não nos restringimos apenas aos nossos usuários, queremos fortalecer a atuação de organizações que trabalham com saúde mental, por meio de doações, e construir campanhas educativas sobre esta questão”, reforça.

Como o Norte se comporta

Para 35% dos brasileiros entrevistados, ter acesso a ferramentas disponíveis em suas plataformas digitais favoritas, capazes de ajudar no bem-estar da saúde mental, os encorajaria a se sentirem mais à vontade para falar sobre o tema. Essa questão semelhante entre os consumidores da região Norte — a porcentagem é de 31% do total.

Além disso, 21% dos respondentes da região se sentiriam mais à vontade para falar sobre bem-estar mental se vissem alguém falando de maneira aberta sobre o tema em alguma comunidade em plataformas digitais, o mesmo que nacionalmente.

Parceria com Instituto Vita Alere

O TikTok trabalha constantemente para oferecer conteúdo e criar campanhas sobre saúde e o uso responsável de sua plataforma. Dentre as iniciativas para promoção do bem-estar da saúde mental, a parceria com o Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suícidio entra como peça fundamental para o desenvolvimento e criação de ações inovadoras, unindo diferentes áreas com foco em ciência, pesquisas e uso saudável da plataforma.

A parceria tem oferecido conteúdos e campanhas sobre saúde mental de forma ética e responsável, dentro e fora da plataforma. Handemba acrescenta que a instituição e a empresa também têm como objetivo fornecer pesquisas básicas na área de inovações tecnológicas, redes sociais e suas relações com a saúde mental e a suicidologia.

Para Dra. Karen Scavacini, CEO do Instituto Vita Alere, se mais da metade dos brasileiros conversam online sobre seu bem-estar mental, as plataformas precisam ter a responsabilidade de serem um espaço seguro diante de suas dificuldades e ajudar suas comunidades se sentirem acolhidas. “Quando desabafamos online, buscar alguém ou uma comunidade que possa nos ajudar sem necessariamente criar um vínculo físico com uma pessoa. É uma válvula de escape que ajuda, principalmente os jovens, a entender a situação que estão vivendo”, comenta.

Para checar todos os resultados da pesquisa, acesse aqui.

Metodologia da Pesquisa

Esta pesquisa foi realizada usando uma entrevista online administrada a membros do painel YouGov Plc UK de mais de 800.000 indivíduos que concordaram em participar de pesquisas. Os e-mails são enviados aos membros do painel selecionados aleatoriamente da amostra base. O e-mail os convida a participar de uma pesquisa e fornece um link genérico para a pesquisa. Uma vez que um membro do painel clica no link, ele é enviado para a pesquisa para a qual é mais solicitado, de acordo com a definição da amostra e as cotas. (A definição da amostra pode ser “população adulta GB” ou um subconjunto como “fêmeas adultas GB”).

Os convites para pesquisas não expiram e os entrevistados podem ser enviados para qualquer pesquisa disponível. A amostra respondente é ponderada de acordo com o perfil da definição da amostra para fornecer uma amostra de relatório representativa. O perfil é normalmente derivado de dados do censo ou, se não estiver disponível no censo, de dados aceitos pela indústria.

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