Documento reúne informações importantes e é indispensável para quem quer empreender.
O primeiro passo para abrir a própria empresa é uma dúvida comum de quem planeja abrir um negócio. Sidney Kalaes, executivo há mais 25 anos no setor de franquias, não tem dúvidas: é preciso começar pelo plano de negócios.
“É um documento indispensável, eu falo que é a bíblia de quem quer empreender. O plano de negócios é basicamente a descrição daquilo que você quer montar”, explica o executivo.
A análise de mercado é uma das etapas mais importantes e reúne informações sobre:
- Clientes;
- Fornecedores;
- Concorrentes;
- Produtos ou serviços que a empresa planeja oferecer;
- Pesquisa sobre se há uma tendência de crescimento no mercado escolhido.
Já o plano de marketing lista dados sobre:
- Público alvo;
- Estratégia de manutenção dos preços;
- Perfil do ponto de venda;
- Ferramentas de divulgação que serão usadas.
Há também o plano operacional, espécie de raio x sobre:
- As instalações físicas;
- Equipamentos necessários;
- Capacidade produtiva e de atendimento;
- Perfil dos colaboradores.
Também é preciso montar um plano financeiro. O futuro empreendedor deve calcular:
- Custos gerais de implantação;
- Capital para manter o negócio até ter lucro;
- Fazer uma análise de cenários, que prevê situações positivas ou negativas para a empresa.
“O empresário tem que saber lidar com situações como as que já passamos: política, econômica, financeira, e agora uma coisa que ninguém esperava, um problema pandêmico, sanitário, que nós temos, que a nossa geração nunca tinha ouvido falar sobre”, afirma Kalaes.
Grupo Kalaes
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Fonte: G1