Com o Festival Folclórico de Parintins chegando e, logo em seguida, as férias escolares, muitos estudantes podem sofrer alteração na rotina de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Para o coordenador pedagógico do Vetor Centro de Estudos, Albervan Cidrônio, é necessário manter o foco nos estudos mesmo nesse período de recesso.
“Para os estudantes que irão participar na 3ª etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), esse não é um momento ideal para relaxar nos estudos, isso porque a prova acontece daqui a poucos dias (17 de julho)”, destacou Cidrônio.
Já aqueles estudantes que estão mais voltados para o Enem e, desde o início do ano, se preparando para o exame, Albervan afirma que vale a pena tirar alguns momentos de folga e recarregar a bateria com atividades de relaxamento como meditação, cinema e até uma viagem.
“E aproveitar o período para resolver provas antigas, simulados, fazer correção aprofundada e, principalmente, se organizar, colocar em dia a matéria acumulada e estabelecer novas metas e prioridades para esse estágio de meses antes da prova”, enfatiza Cidrônio.
Outra dica dele é fazer uma reflexão sobre os pontos altos e os baixos que o estudante conseguiu atingir ao longo desses seis meses iniciais do ano, além de testar estratégias que ele irá investir no dia da prova.
O Enem está previsto para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Com a nota do exame, é possível concorrer a vagas em universidades públicas e particulares de todo o país. Há também universidades estrangeiras que aceitam o desempenho obtido no exame como parte de seus processos seletivos.