Professor e aluno do AM são finalistas do desafio ‘FazGame Eletrobras60’

A dupla criou um jogo narrativo sobre geração e transmissão de energia limpa e renovável

A dupla criou um jogo narrativo sobre geração e transmissão de energia limpa e renovável (Foto: Junio Matos)

Representando o Amazonas e a Região Norte, o professor Thiago Cavalcante e o aluno Jediael Calebe de Castro, da Escola Estadual Sant’Ana, em Manaus, ficaram entre os cinco finalistas no desafio ‘FazGame Eletrobras60’. A dupla criou um jogo narrativo sobre geração e transmissão de energia limpa e renovável, intitulado ‘Sol em Tupi’, e o trabalho ficou entre os 10 classificados para publicação na plataforma.

A competição gratuita e online é uma iniciativa promovida pela FazGame, com patrocínio da Eletrobras, em comemoração ao seu aniversário de 60 anos. As duplas, compostas por professor e aluno, tiveram que desenvolver jogos que tinham como tema a energia. Para as equipes do 1º ano do ensino médio a temática era ‘Energia Eólica’, e para as duplas do 2º ano o tema era ‘Energia como Vetor de Desenvolvimento Local’.

Segundo o professor Thiago Cavalcante, o jogo Sol em Tupi traz a narrativa de um engenheiro que tem um desafio: levar energia para uma comunidade no Amazonas. “O jogo funciona com perguntas e respostas até passar de fases. São perguntas, curiosidades… No game, procuramos utilizar uma linguagem mais informal, mais do nosso dia a dia, para facilitar para os alunos que forem jogar.” disse o professor.

A produção do game ficou por conta de Jediael Calebe, segundo o professor, que foi responsável pela ideia original do engenheiro que faria uma missão numa comunidade do Amazonas e por orientar o estudante. “Sabemos das dificuldades dessas comunidades e precisamos ter alternativas de geração de energia para esses lugares”, disse.

“Depois, o Jediael foi usando a imaginação dele: colocando os cenários e as falas dos personagens. Eu fui corrigindo uma coisa ou outra e tratei da documentação, que foi muito trabalhosa”, completou o professor.

O estudante Jediael Calebe, de 16 anos, disse que quando soube da classificação no desafio ficou surpreso e incrédulo. “Participar da competição foi ‘da hora’, ainda mais por ter ficado entre os 10 primeiros colocados. Na hora eu até não acreditei, foi uma surpresa, porque eu fiz o jogo em pouco tempo, aprendi a mexer na plataforma bem tarde. Como não tinha computador pra fazer isso, eu tive que fazer pelo celular, pelo aplicativo, e era meio limitado”, relatou.

O professor Thiago afirma que o nome ‘Sol em Tupi’ dado ao jogo também tem um significado. “’Sol’ pelo fato do jogo falar de energia sustentável, no caso, a energia solar. ‘Tupi’ por ser o nome da comunidade fictícia e, acabou ficando um título com duplo sentido”, explicou o professor.

A dupla representante do Amazonas ganhou ainda Menção Honrosa na competição. Já os dois primeiros colocados no desafio, além da publicação dos jogos na plataforma, ganharam prêmios como tablet e notebook. O jogo Sol em Tupi está disponível gratuitamente na plataforma FazGame e pode ser acessado através do link.

Fonte: A Critica

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