O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) abriram as inscrições para startups de base tecnológica desenvolverem projetos de inovação voltados para a educação básica, profissional e superior.
Para participar do edital, a startup deve formar aliança com uma unidade SENAI, que pode ser Escola SENAI, Instituto SENAI de Inovação ou Instituto SENAI de Tecnologia.
A chamada vai selecionar até 16 projetos, que receberão até R$ 250 mil, cada, para serem executados em até 12 meses. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto pelo site da Plataforma Inovação para a Indústria. As regras para participação estão no edital.
As soluções devem ter foco em novos produtos e serviços capazes de resolver desafios da educação básica, profissional e superior, que deverão ser validadas necessariamente com o SENAI e o SESI.
Alguns exemplos são:
– novas soluções que englobam o uso de inteligência artificial na elaboração de situações de aprendizagem baseada em problemas (PBL), tecnologias como gêmeo digital, realidade mista e acesso remoto de laboratórios, simuladores e jogos;
– novas tecnologias educacionais ou ferramentas e recursos que melhorem o processo de ensino e aprendizagem, o engajamento de alunos, como a gameficação, dispositivos de imersão e experiências educacionais que estimulem a colaboração.
A chamada contempla, ainda, três temas prioritários:
– potencializar a experiência ensino-aprendizagem com o objetivo de torná-la mais moderna, imersiva e inovadora;
– aplicar a inteligência artificial na educação para facilitar o cotidiano de alunos e professores e otimizar o processo de avaliação;
– ampliar a acessibilidade à educação básica, profissional e superior por meio de novas tecnologias e metodologias educacionais, potencializando a diversidade, equidade e inclusão.
Além do recurso financeiro para o desenvolvimento do projeto, as startups selecionadas receberão mentoria da rede SENAI, capacitação, acompanhamento estruturado e outros benefícios. O SESI, por sua vez, será responsável por avaliar e ser mentor das soluções desenvolvidas para a educação básica.
Etapas da seleção das startups
1. As startups devem cadastrar as propostas na plataforma por meio de preenchimento de formulário;
2. Sugere-se que a aliança ocorra entre startups e as redes SESI e/ou SENAI;
3. As startups selecionadas participarão da Imersão Startups com foco em inovação aberta no ambiente educacional e desenvolverão projetos que passarão por análise do SESI e do SENAI;
4. Após essa fase, serão divulgadas até oito alianças que serão contempladas com recursos.
Os resultados da primeira fase serão divulgados no dia 9 de setembro de 2024.
Fonte: Segundo a Segundo.